Banco Nossa Caixa já opera sistema de autenticação digital para pagamento de tributos e taxas estadu

nd

qua, 05/06/2002 - 10h21 | Do Portal do Governo

O Banco Nossa Caixa já está operando com o novo Sistema de Autenticação Digital das Taxas Estaduais. A instituição é pioneira na utilização desse sistema, que está sendo implantado pelo Governo do Estado de São Paulo visando maior segurança nas operações de arrecadação de tributos por meio da GARE-DR (Guia de Arrecadação de Receitas Estaduais – Demais Receitas). A novidade consiste na emissão dos comprovantes de pagamento das guias com autenticação digital, composta por 64 dígitos alfanuméricos. Este novo sistema permitirá que os documentos sejam validados eletronicamente pelo órgão responsável pelo serviço correspondente à arrecadação da taxa.

O novo sistema trará benefícios também ao contribuinte na liberação dos serviços atrelados ao recolhimento da taxa respectiva, uma vez que, em breve, isso será exigido por todos os órgãos executores dos serviços. Entre as taxas recolhidas estão: custas judiciais; custas pertencentes ao Estado e ITBI – Imposto sobre Transmissão de Bens. Além disso, o sistema proporciona maior controle e segurança para a Secretaria da Fazenda, eliminando a evasão fiscal.

Inicialmente as guias estão sendo acolhidas nos guichês de caixa, mas a Nossa Caixa trabalha no sentido de oferecer outras alternativas. O próximo passo será o recebimento através dos meios eletrônicos: equipamentos de auto-atendimento e internet. O comprovante de pagamento com autenticação digital fica disponível para reemissão nas agências do banco pelo prazo de 90 dias.

Ivani Dantas
Da Assessoria de Imprensa do Banco Nossa Caixa