Banco japonês vai liberar empréstimo para obras de saneamento básico em São Paulo

Anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin durante o início da segunda fase do Projeto Tietê

sex, 24/05/2002 - 12h38 | Do Portal do Governo

São Paulo – Dia importante para a área de saneamento ambiental do Estado de São Paulo. Além de dar início nesta sexta-feira, dia 24, à segunda etapa do Projeto Tietê, o governador Geraldo Alckmin anunciou que foi autorizado um novo financiamento do banco japonês JPIC, no valor de US$ 150 milhões, para a realização de obras de coleta e tratamento de esgotos na Baixada Santista e Litoral Sul.

O governador disse que recebeu hoje uma ligação do ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, que está no Japão informando a boa notícia. ‘Havia algumas pendências entre os governos brasileiro e japonês e por isso estávamos tendo dificuldade em obter este financiamento. Solicitei ao ministro Celso Lafer, que está em Tóquio, que interviesse junto ao governo do Japão para viabilizar o empréstimo. Hoje ele me ligou dizendo que o contrato já poderá ser assinado’, explicou Alckmin.

Sobre a segunda fase do Projeto Tietê, o governador destacou que serão obras de saúde pública, pois ajudarão a reduzir a poluição dos rios e da represa Billings, oferecendo uma água mais pura para a população. ‘Na primeira etapa do projeto Tietê, foram concluídas as estações de tratamento Novo Mundo, na zona Norte; São Miguel Paulista, na zona Leste; Heliópolis, na zona Sul e parte do ABC; e ampliada a de Barueri, na zona Oeste’, detalhou.

Ele informou que essas estações estão trabalhando com 40% da capacidade devido à falta de redes de coletoras que transportem o esgoto para o processo de tratamento. Com a segunda fase do projeto, essas redes serão implantadas e a população contará com rede e tratamento de esgotos.

Rogério Vaquero / Adriana Reis