Banco do Povo Paulista encerra mais um Programa de Formação de Agentes de Crédito

nd

qua, 15/05/2002 - 17h27 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 16, o Banco do Povo Paulista encerra mais uma edição do Programa de Formação de Agentes de Crédito (Profac). Duas edições do programa estão sendo realizadas ao mesmo tempo na cidade de Limeira: o 16º e o 17º Profac.

Após duas semanas de treinamento, promovidos pela Gerência de Desenvolvimento do Banco do Povo Paulista, 20 novos agentes de crédito estarão aptos a trabalhar nas unidades do Banco do Povo Paulista a serem inauguradas nos próximos dias. O encerramento dos trabalhos será marcado pela presença do secretário Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Fernando Leça.

Durante os próximos dias, serão inauguradas outras seis unidades do Banco do Povo Paulista, nas cidades de Cordeirópolis, Miguelópolis, Morro Agudo, Rafard, Rio das Pedras e Santa Gertrudes. Após essas inaugurações, teremos 166 unidades do Banco do Povo Paulista em todo o Estado. Desde sua criação, o programa de microcrédito já beneficiou cerca de 54 mil trabalhadores.

Banco do Povo Paulista – O Banco do Povo Paulista realiza pequenos financiamentos, com valores entre 200 reais e 5 mil reais, para negócios formais e informais. A taxa de juros é de 1% ao mês sobre o saldo devedor – a menor do mercado.

Para ser beneficiado, o empreendedor deve trabalhar há seis meses no ramo e residir há pelo menos dois anos no município. O cliente também não pode ter restrições de crédito no SPC e no Serasa. No caso de microempresa, é necessário que o faturamento bruto anual seja inferior a R$ 87.300.

O Banco do Povo Paulista não cobra taxa de abertura de crédito, taxa de cadastro ou de elaboração do contrato. Após um prazo de 10 dias para a aprovação do crédito, o dinheiro leva de 2 a 3 dias para ser liberado. O prazo de pagamento para capital de giro é de 6 meses e, para investimentos fixos, 18 meses.

O Banco do Povo Paulista foi lançado com o objetivo de fornecer empréstimos a quem não tem acesso a financiamentos tradicionais. Presidente Prudente foi a primeira cidade a ter uma unidade municipal de crédito, inaugurada em 23 de setembro de 1998. Desde então, mais de 19,5 mil contratos foram assinados, num total de 44,8 milhões de reais liberados.