Banco do Agronegócio financia agricultor familiar e pescador artesanal

Produtores rurais também contam com apoio tecnológico das Casas de Agricultura e institutos de pesquisa

qui, 03/01/2002 - 15h00 | Do Portal do Governo

Produtores rurais também contam com apoio tecnológico das Casas de Agricultura e institutos de pesquisa

O agricultor familiar e o pescador artesanal paulistas têm agora à disposição, uma linha de crédito em condições mais favoráveis do que as vigentes no Sistema Nacional de Crédito Rural. O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA), está financiando projetos específicos de desenvolvimento rural, atendendo não só produtores, como também suas associações e cooperativas.

O apoio financeiro é feito por meio do Fundo de Expansão da Agropecuária e da Pesca (FEAP), conhecido como Banco do Agronegócio Familiar. Para ter acesso aos créditos, os interessados devem procurar as Casas de Agricultura do seu município, onde receberão a orientação.

Além do apoio financeiro, os agricultores familiares terão apoio tecnológico de institutos de pesquisa e das próprias Casas de Agricultura. O Banco do Agronegócio pode, também, prestar aval a determinadas operações de financiamento rural, contratadas de instituições financeiras, viabilizando maior volume de recursos.

Os financiamentos têm valores e formas de pagamento específicos para cada cultura, com juros de 4% ao ano. Atualmente, o banco coloca à disposição 20 linhas de financiamento, com operações feitas pelo agente oficial do Estado de São Paulo, o Banco Nossa Caixa.

Entre essas linhas estão o apoio às pequenas agroindústrias, incentivo às culturas de banana e café, à produção de mudas frutíferas e nativas, à criação de búfalos, cabras, ovelhas, suínos, gado leiteiro, máquinas e equipamentos comunitários e mini-usina de leite.

Os pescadores artesanais que queiram produzir peixes em tanques-rede podem obter crédito para compra de barcos, remos e salva-vidas. O valor máximo do empréstimo é de R$ 26 mil por produtor. Desde a última década, a criação de peixes em São Paulo apresentou crescimento.

O Estado tornou-se produtor e consumidor, mas ainda importa a maior parte do que consome, apesar do grande potencial a ser explorado. Essa linha de crédito vai ajudar os pescadores artesanais a aumentar a produção e melhorar a qualidade, fazendo com que o Estado passe de importador a grande produtor de pescado.