Banco de Olhos amplia número de transplantes e captações de córneas

nd

qua, 31/12/2003 - 11h48 | Do Portal do Governo

Há três meses na direção do Banco de Olhos do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), a médica Adriana dos Santos Forseto informa que desde que assumiu a função foram realizadas mais de 50 captações de córneas – 12 do próprio HSPE e o restante de hospitais da zona leste -, além de 15 cirurgias para transplantes. Atualmente, estima-se que o HSPE tem cerca de 105 pacientes na fila de espera para receber córneas.

O Banco de Olhos tem a colaboração das equipes de enfermagem, internação e assistência social do hospital para aumentar a captação interna de córneas. “Com a ajuda desses profissionais, somos informados sobre os óbitos assim que são constatados”, explica a diretora. Segundo ela, ainda é difícil conscientizar familiares sobre a importância da doação de córneas dos pacientes que morrem. “Muitos se sentem solidários com a causa e, pelo menos, ouvem nossos argumentos na tentativa de convencê-los a autorizar a doação.”

Designado pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde do Estado para fazer a coleta de córneas na zona leste, o HSPE brevemente estará executando o sistema de captação interna nos hospitais da região.

Da Assessoria de Imprensa do HSPE
Da Agência Imprensa Oficial