Balanço: CPTM retira 67 toneladas de detritos em 2002

Em todas as seis linhas da empresa foram feitos mutirões de combate à dengue

seg, 13/01/2003 - 17h25 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) realizou em 2002 várias ações de combate à dengue, nos seus 270 quilômetros de malha ferroviária. Em todas as seis linhas da empresa foram feitos mutirões com o apoio de funcionários, que recolheram um total de 67 toneladas de detritos e 3.225 sacos de lixo de 50 litros, com objetos que poderiam servir de criadouro para o mosquito causador da doença.

Os mutirões foram realizados a 100 metros de cada lado das estações, área em que os usuários jogam mais detritos. A limpeza das vias e combate a possíveis criadouros do mosquito, no entanto, é contínua. Para isso, a CPTM dispõe de mais de 1.600 homens da Frente de Trabalho do Governo do Estado, que fazem capina e retiram o mato, entulho e lixo, enfim, realizam a limpeza da ferrovia.

Além disso, todo o contingente de trabalhadores que atuaram nos canteiros de obra, até 3.800 em determinados momentos de 2002, foram treinados como agentes multiplicadores no combate à doença. Nesses locais, os cuidados com poças d´água e armazenamento inadequado de materiais devem ser permanentes.

O Programa de Prevenção à Dengue, da CPTM, foi implantado desde o início de 2001, com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses.

C.A