Baixada Santista: Sabesp garante água na temporada

Ações integram obras de melhorias, campanhas informativas e instalação de Agência Virtual em dois shoppings da região

qua, 24/12/2003 - 11h13 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Governo do Estado, informa que, para atender com qualidade e quantidade a população da Baixada Santista e preocupada com a temporada de verão, que atrai milhares de turistas para a região, implementou um conjunto de ações que assegurarão o abastecimento de água na temporada. É o Plano Verão 2003/2004 que também priorizou melhorias nas redes coletoras de esgoto, como a obra de interceptação dos esgotos que desembocavam no canal Salim Farah Maluf, na Vila Baiana, em Guarujá, para lançar na rede coletora.

Entre as obras de reforço da rede de distribuição de água destacam-se:

  • setorização da rede de Cubatão; implantação de sub-adutora em Vila Zilda, Vila Edna, Cachoeira e Morro do Engenho, em Guarujá; aumento do número de equipes de serviços de reparo de vazamentos, em Guarujá; instalação de booster e ponto de pressão em Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá; instalação de peneira auto-limpante na captação Bueno, beneficiando diretamente a área continental de São Vicente; instalação de peneira auto-limpante na captação Laranjal, em Praia Grande, beneficiando diretamente os bairros de Cidade Ocian, Jardim Imperador, Vila Caiçara e Vila Tupy; remanejamento de rede de distribuição em Peruíbe.

    Paralelamente, a Empresa executou uma série de ações operacionais em apoio aos serviços de melhoria do abastecimento, tais como:

  • manutenção e limpeza preventiva em captações, estações de tratamento de água e esgoto, estações elevatórias de água e esgoto
    implantação do processo de operação volante em todos os municípios para identificação e eliminação de possíveis problemas nos sistemas de água e esgoto vistorias prévias nos shoppings, clubes, quiosques de praia, restaurantes, hospitais, visando a redução do consumo
    disponibilização de caminhões-pipa para atendimento emergencial

    AGENCIA VIRTUAL

    Uma novidade para este ano é a implantação de Agências Virtuais, a partir de janeiro, nos shoppings La Plage, em Guarujá, e Litoral Plaza, em Praia Grande, disponibilizando atendimentos como obtenção de segunda via de conta, pagamentos e solicitações de serviços.

    USO RACIONAL

    Campanhas de uso racional da água também serão realizadas por intermédio da distribuição de folhetos pelas equipes do Programa de Vistorias Preventivas que tem como objetivo evitar o desperdício de água e o uso inadequado das instalações hidráulicas e sanitárias.

    Durante as vistoriais, os técnicos examinam as instalações de água e esgoto do imóvel e verificam se há problemas como vazamentos, subdimensionamento das instalações internas e outros. Nos casos em que for detectado algum problema de responsabilidade da Sabesp, será acionada a equipe competente, em caráter de emergência. Quando o reparo for de responsabilidade do cliente, a Sabesp dará todo o suporte necessário.

    LEMBRE-SE: ECONOMIZAR ÁGUA É ESBANJAR INTELIGÊNCIA

  • Diminua o tempo do banho. Cinco minutos no chuveiro são suficientes para a boa higiene.
  • Quando estiver fazendo a barba ou escovando os dentes: feche a torneira.
  • Ao lavar a louça, deixe a torneira fechada enquanto ensaboa.
  • Se na sua casa a roupa é lavada no tanque, deixe-as de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágüe e aproveite esta para lavar o quintal e a área de serviço.

    Da Assessoria de Imprensa da Sabesp