Avenida Paulista terá 7 mil pessoas em caminhada contra o sedentarismo neste domingo

Secretaria de Estado da Saúde promove caminhada até o parque do Ibirapuera a partir das 9h

sex, 01/04/2005 - 10h32 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde promove mais uma edição do programa Agita Mundo neste domingo, dia 3, a partir das 9 horas. Cerca de 7 mil pessoas devem se reunir na avenida Paulista para uma caminhada até o parque do Ibirapuera. Não é preciso se inscrever antecipadamente.

As atividades acontecerão simultaneamente em 600 cidades em todo o mundo até 6 de abril, quando é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física. O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, estarão no evento.

A concentração para a caminhada do Agita Mundo, parceria da Secretaria com o Celafiscs e a Secretaria Municipal de Saúde, será em frente ao Masp. Para a chegada, no parque do Ibirapuera, estão programados exercícios físicos.

O Agita Mundo é um programa que nasceu em São Paulo e virou exemplo para o mundo. Em 1996 a Organização Mundial de Saúde (OMS) adotou o programa em diversos países, nesta época ainda conhecido como Agita São Paulo. Em 2004 cerca de 150 países participaram do projeto. A proposta é que cada cidadão reserve pelo menos 30 minutos diários para atividades físicas.

‘A prática de exercícios é fundamental para manter a boa saúde. O Agita Mundo é um grande incentivo a isto, que já vem dando certo no Estado’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Estimativa da Secretaria indica que aproximadamente 4% dos gastos com saúde em São Paulo poderiam ser economizados acabando com o sedentarismo. No Brasil estima-se que 300 mil mortes ao ano ocorram por doenças associadas à falta de atividade física.

Ainda como parte do programa Agita Mundo, o ginásio do Ibirapuera será palco, em 6 de abril, a partir das 9h, da 2ª Mostra de Boas Práticas em Promoção da Atividade Física e Saúde. O objetivo do evento será capacitar profissionais de saúde para a implantação de programas voltados à prática de exercícios físicos em empresas, escolas e comunidades.

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa

M.J.