Autorizada a abertura de concurso público para contratar quatro mil guardas de muralha

nd

qua, 28/11/2001 - 12h46 | Do Portal do Governo


São Paulo – O Governo do Estado autorizou a abertura de concurso público para a contratação de quatro mil guardas de muralha. A autorização foi dada, nesta quarta-feira, dia 28, pelo governador Geraldo Alckmin, durante a cerimônia de retomada das obras de reforma e ampliação do Hospital da Polícia Militar. O edital do concurso público deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado, ainda nesta semana, pela Secretaria da Administração Penitenciária.

O governador lembrou que esta medida era uma antiga reivindicação dos policiais. ‘Para cada penitenciária que o Governo do Estado constrói é preciso retirar policiais da rua para fazer o trabalho interno de guarda. Agora vamos inverter este quadro. Os novos contratados vão permitir a liberação dos policiais que hoje estão nas penitenciárias’, afirmou.

O secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, informou que assim que os novos guardas de muralha assumirem os postos, os policiais serão reintegrados retornando ao policiamento nas ruas.

Alckmin ressaltou que este concurso também possibilita o aumento no número de empregos em São Paulo. ‘São quatro mil novas vagas no mercado de trabalho.’ Outro fator de geração de empregos é a retomada das obras do Hospital da PM. ‘Isto criará 300 empregos na área da construção civil’, informou. O governador disse ainda que mais 423 soldados estão tomando posse hoje para atuar no policiamento da Capital e municípios da Grande São Paulo.

Com as obras paralisadas há mais de seis anos, o Hospital da PM precisará ser praticamente reconstruído. Ele terá um centro de reabilitação para atendimento de traumatismos, ala de hemodiálise e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As alas do hospital foram vistoriadas pelo governador Geraldo Alckmin.

Rogério Vaquero / Adriana Reis