Autoridades e convidados assistem à pré-estréia do filme “Pelé Eterno” no Palácio dos Bandeirantes

Governador Geraldo Alckmin e Lu Alckmin recepcionaram os convidados

dom, 20/06/2004 - 23h32 | Do Portal do Governo


Depois de cinco anos de muita pesquisa, o filme “Pelé Eterno” já é uma realidade. Mais de duas mil pessoas lotaram, neste domingo, dia 20, o auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, para assistirem à pré-estréia do filme. Pelé e seus convidados foram recepcionados pelo governador Geraldo Alckmin e pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin.

Alckmin falou sobre a importância do filme. “É importante para mostrar o crescimento do cinema brasileiro e do cinema paulista”. Alckmin lembrou que, em 2001, o cinema brasileiro era 7% do número de telespectadores e, no ano passado, chegou a 25%, ou seja, a cada quatro filmes assistidos, um é brasileiro. E esse vai ter repercussão no mundo inteiro”.

Sobre o craque Pelé, o governador disse que ele virou sinônimo de excelência. “Ele é o maior atleta do mundo. Carlos Drumond de Andrade dizia que não é impossível fazer os mais de mil gols do Pelé, mas o segredo é fazer um gol do Pelé.’ Ele revelou que o que mais espera ver no filme é o gol do Juventus, na rua Javari, e o de placa no Maracanã.

Em seu discurso, Alckmin lembrou do governador Mário Covas. “Nosso querido Mário Covas também deve estar muito feliz. Ele que foi diretor do Santos Futebol Clube sempre cobrava um filme sobre a vida de Pelé. Essa obra vai ter repercussão no mundo inteiro e vai possibilitar que gerações mais novas possam conhecer este futebol extraordinário”.

Muito emocionado, Pelé disse que depois de tanto tempo de trabalho conseguiu saber que o craque realmente existe. “O Edson está conhecendo o Pelé”. Ele comentou que não conseguiria fazer tudo isso sem ajuda das pessoas. “Ninguém consegue fazer nada sozinho. Por isso agradeço à Deus por ter me dado saúde, meus pais pelo incentivo e por me ensinarem a ser uma pessoa humilde”. Pelé ainda lembrou o que pedia para Deus quando entrava em campo. “Sempre pedia para não me machucar e para que o jogo não empatasse zero a zero, porque aquele público pagava e não merecia ver esse resultado”, brincou.

O evento contou com a presença de secretários de Estado, senadores, deputados, atletas, ex-atletas, entre outras personalidades.

Pelé Eterno

“Pelé Eterno” é um registro abrangente e histórico da vida do Pelé, o mais importante jogador brasileiro de todos os tempos e um dos maiores do mundo. O filme mostra a trajetória gloriosa de um menino pobre que alcança o sucesso. Reúne um conjunto de imagens existentes, algumas inéditas, de suas grandes jogadas e dos títulos conquistados, além de revelações sobre o atleta, depoimentos de ex-jogadores, amigos, adversários e celebridades.

O filme foi dirigido e produzido por Aníbal Massaini Neto. Para sua produção foram pesquisados mais de 70 arquivos, mil fotografias, 210 narrações de gols, 1,5 mil manchetes de jornais e revistas e registros de 150 depoimentos de família e amigos.

‘Pelé Eterno’ foi realizado com recursos próprios, de leis de incentivo e de investimentos e custou R$ 6.326.532,61, sendo que deste total, o Governo do Estado investiu R$ 550 mil, oriundos do Banco Nossa Caixa e da Sabesp.

Aníbal Massaini informou que o filme deve ser assistido por 1,5 milhão de brasileiros e que até o final do ano deve estar sendo apresentado no exterior. Ele será distribuído mundialmente pela United Internacional Pictures, empresa controlada pelos estúdios Universal & Paramount.

Macedo Júnior