Aumenta desemprego na Região Metropolitana de São Paulo

Dados são da pesquisa da Fundação Seade e Dieese divulgada hoje

ter, 23/04/2002 - 14h52 | Do Portal do Governo

Os resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Fundação Seade e Dieese, revelam que a taxa de desemprego total da Região Metropolitana de São Paulo passou de 19,1%, em fevereiro, para os atuais 19,9% da População Economicamente Ativa (PEA). A oscilação é considerada usual para o período.

Em fevereiro, o rendimento médio real dos ocupados apresentou pequena variação negativa (0,5%), passando a corresponder a R$ 829. O salário médio apresentou pequena oscilação positiva (0,5%), equivalendo a R$ 875. O tempo médio de procura de trabalho pelos desempregados diminuiu de 54 semanas, em fevereiro, para 52 semanas.

A Indústria manteve-se praticamente estável. Os demais setores de atividade apresentaram redução de postos de trabalho. Por setor de atividade, verificou-se o seguinte comportamento em março:

– Indústria: relativa estabilidade (2.000 novos postos), resultado de contratações de assalariados com carteira que compensaram as demissões de assalariados sem carteira assinada.
– Comércio: redução de 17.000 ocupações, basicamente de assalariados sem carteira de trabalho assinada;
– Serviços: eliminação de 68.000 ocupações, principalmente de assalariados com carteira assinada e autônomos;
– Outros Setores: redução de 20.000 ocupações, a maioria na Construção Civil.

A pesquisa completa está disponível para pesquisa no site da Fundação Seade: www.seade.gov.br