Atrações: Confira as opções de lazer e cultura no Metrô de São Paulo

Será neste final de semana, dias 23 e 24

sex, 22/08/2003 - 18h11 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo oferece neste final de semana, dia 23 e 24, algumas dicas de lazer e cultura para os usuários, entre elas uma cafeteria, uma exposição.

As exposições do mês de agosto nas estações são sugestão para iniciar o passeio cultural. Na linha 1 – Azul (Jabaquara/Tucuruvi), a estação Paraíso apresenta ‘Santos das Crianças’, que traz imagens e textos, produzidos por alunos da rede municipal de Santos, baseados em temas que influenciaram a história da cidade: a praia, o porto, o morro, o futebol, o bonde e o trem.

Na estação Sé é possível apreciar duas exposições: ‘Águas Brasileiras II’, que retrata a beleza e a importância dos rios e lagos brasileiros através de belas fotografias, elaboradas por Márcio do Santo Xavier , e ‘Borboletas’, composta de 96 encartes que propagam as mais variadas espécies de borboletas em selos nacionais e internacionais.
A estação Liberdade continua com a Vitrine de Ikebana, onde plantas transportadas para o vaso tornam-se a expressão da pessoa que a criou.

A artista plástica Ignez Turazza faz uma interpretação particular dos aspectos que envolvem a cidade de São Paulo, na linha 2 – Verde (Ana Rosa/Vila Madalena), com a exposição ‘São Paulo, Identidade de um Território’, na estação Ana Rosa.

A vitrine do Masp, na estação Trianon-Masp, tem a exposição ‘Cores e Formas’, da coleção Pirelli/Masp. Trata-se do trabalho de sete fotógrafos sobre o tratamento dado ao estudo das cores e sua utilização em formas figurativas ou abstratas. Além disso, é possível apreciar, também, o trabalho do fotógrafo Marcos Hrodovich, ‘Expedição Polar’, composto de 22 imagens da vida marinha e de paisagens inusitadas do Continente Antártico.

A estação Clínicas apresenta o trabalho ‘Colagem’, da artista plástica Rute Nunes, que utiliza retalhos de revistas para produzir suas obras e, assim, conscientizar as pessoas sobre a questão da reciclagem.

Devido a sua enorme repercussão, a exposição ‘O Caminho para a Paz’ entra em seu 3º mês de exibição. Concebida pelo psicólogo João R. Vieira, possui uma instalação interativa e bem humorada que questiona valores e hábitos, sensibilizando e educando para a paz. Dessa vez, a exposição encontra-se na estação Corinthias-Itaquera, na linha 3 – Vermelha (Itaquera/Barra Funda). ‘Fazer com que o universo artístico esteja cada vez mais próximo da população é uma preocupação constante da Cia. È motivo de muito orgulho ver que esta interação realmente acontece com os usuários do Metrô’ , afirma Luiz Carlos David, presidente do Metrô.

Conheça São Paulo a cada estação

Para aproveitar o clima europeu que o friozinho trouxe à cidade, você pode iniciar o seu passeio com um gostoso chocolate no Café Grafite, na linha 1. Instalado no Centro Cultural São Paulo, r. Vergueiro, 1000, próximo à estação Vergueiro, com mesas em um agradável pátio arborizado, o Café Grafite oferece duas opções de chocolate: pura ou com conhaque. Além disso, você pode apreciar a moderna arquitetura e aproveitar os eventuais shows e peças que acontecem no Centro Cultural.

A linha 2 tem uma nova atração, o Bop Bistrô Eletrônico. Localizado em sobrado decorado com muito bom gosto na r. Inácio Pereira da Rocha, 170, próximo à estação Vila Madalena, o Bop é a versão elegante para o ‘warm up’, ou seja, a reunião entre os amigos antes da ‘balada’. Promete agradar ao público de 25 a 40 anos que quer badalar e comer bem.

O Espaço das Artes Unicid, r. Cesário Galeano, 448, próximo à estação Carrão, na linha 3, exibe ‘Lugar de Encontro – Amélia Toledo Entre Nós’, em homenagem aos 55 anos de carreira da artista plástica Amélia Toledo.

Acervo de obras permanentes

O Metrô de São Paulo sempre se preocupou com as expressões artísticas, tanto que possui um acervo cultural. Composto por cerca de 100 obras, permanentemente expostas nas estações, tem vários artistas reconhecidos adornando as estações. Na linha 1, na estação Tucuruvi, é possível ver as esculturas ‘Ogô’, de Tati Monteiro, e ‘Semente’, de Renato Brunello. O painel ‘Quatro Estações’, de Tomie Ohtake pode ser contemplado na linha 2, em Consolação. Na linha 3, pode-se apreciar instalação ‘Caleidoscópio’, de Amélia Toledo, em Brás.

Assessoria de Imprensa do Metrô
C.A