Atração: Zôo Safári inaugura novo território para macacos-prego

Local será aberto à visitação nesta quarta-feira, dia 14

ter, 13/01/2004 - 11h09 | Do Portal do Governo

O Zôo Safári inaugura nesta quarta-feira, dia 14, o maior recinto aberto de macacos-prego instalado na América do Sul. Os macacos-prego – Cebus apella – viverão soltos em uma área de 1.800 metros quadrados, com todos os requisitos necessários para o bem-estar da espécie.

Serão soltos 50 macacos que encontrarão uma área com modernos abrigos para os animais se recolherem quando fizer frio ou chover. O recinto também foi cuidadosamente trabalhado na questão do enriquecimento ambiental. Tudo foi preparado para que os animais possam se exercitar e interagir com o público, através de suas incansáveis brincadeiras o dia todo.

Os macacos-prego são originários da América Central e América do Sul, medem de 32 a 52 cm e possuem cauda que pode ser utilizada como ponto de apoio quando de pé ou para dar-lhe equilíbrio, enrolando-se ao redor de um ramo. Desloca-se como um quadrúpede e dão saltos ágeis. Habitam uma variedade de ambientes que vai da floresta equatorial aos campos cerrados com vegetação rala. Sua pelagem é de coloração castanha, com variações claras e escuras segundo a espécie. Sua alimentação é bastante variada, são frutas, sementes, insetos e pequenos vertebrados, mas não gostam de folhas. Vivem em bandos numerosos e possuem hábitos diurnos e arborícolas.

Estes animais podem ser vistos de quarta a domingo, das 9h30 às 16h30. O Zôo Safári fica na Av. do Cursino, 6338, Vila Moraes, próximo ao Zoológico de São Paulo. No local, há restaurante, sorveteria e recreação para as crianças. O estacionamento é gratuito.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 6336-2131 e 6336-2132.

(LRK)