Atração: Novo sistema de iluminação vai atrair mais visitantes à Caverna do Diabo

A Caverna do Diabo é a maior gruta existente no Estado de São Paulo

seg, 13/01/2003 - 20h05 | Do Portal do Governo

Uma visita à Caverna do Diabo, no Vale do Ribeira, é uma ótima opção que permite vislumbrar os grandes salões que a natureza escavou ao longo de milhares de anos no substrato calcáreo da região.

Mesmo quem já a conhece vai encontrar, agora, com a inauguração de um novo sistema de iluminação, novos ângulos que talvez não tenham sido apreciados em oportunidades anteriores.

A reforma foi realizada pelo Instituto Florestal, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que administra o Parque Estadual do Jacupiranga, que se estende pelo Município de Eldorado, onde se localiza a Caverna do Diabo.

Foram substituídos os quadros de energia, os projetores, lâmpadas e reatores para que a iluminação ofereça um verdadeiro espetáculo para os olhos dos visitantes. Outras reformas também foram implementadas como os novos equipamentos de pára-raios, passarelas, pisos, corrimões e sanitários.

A Caverna do Diabo é a maior gruta existente no Estado de São Paulo, dispondo de infra-estrutura para visitação pública e para a prática do turismo de aventura. Com oito quilômetros de galerias subterrâneas, tem 750 m abertos aos turistas.

Conhecida também como Gruta da Tapagem, essa formação é famosa pela grande dimensão de seus salões internos que a natureza enfeitou com estalactites e estalagmites, formando cenários de impressionante beleza, por onde corre um rio subterrâneo. O trecho aberto ao turismo não oferece dificuldades, possuindo passarelas e escadas de concreto. A exploração da caverna é guiada por monitores para a maior segurança dos turistas.

A nova iluminação

O Instituto Florestal, utilizando recursos da Projeto de Preservação da Mata Atlântica, num total de R$ 99.225,65, elaborou um projeto para o novo sistema de iluminação com duas opções de funcionamento, que promoverá menor impacto no ambiente cavernícola, além de reduzir os custos de utilização e manutenção.

Um dos sistemas utiliza luminárias de baixo consumo, com lâmpadas de 9 W, para tensões de 100 a 220 V, que não emanam calor. Este sistema funcionará durante o período diurno, de segunda a sexta-feira, podendo ser ativado como iluminação de emergência em casos de falta de energia, utilizando baterias com autonomia de até seis horas.

O outro sistema, com lâmpadas de vapor metálico e vapor de sódio, só será ativado aos sábados, domingos e feriados, conforme a determinação da direção dessa unidade de conservação.

Para reservas de chalés e agendamento de monitores, com pelo menos 15 dias de antecedência, os interessados devem ligar para os telefones (0xx13)6821-5030 ou 6821-4494.

Para se chegar ao Parque Estadual do Jacupiranga, deve-se seguir pela Rodovia Régis Bittencourt – BR-116 até as cidades de Cajati e Barra do Turvo, onde começa a Serra do Azeite. A entrada do parque se encontra à direita, no km 508, à 230 km da Capital.

Renata Egydio
Da Secretaria do Meio Ambiente

C.A