Atores formados pelo Programa Profissão estréiam no teatro

Primeira apresentação é hoje na Capital

seg, 08/04/2002 - 11h26 | Do Portal do Governo

Estréia nesta segunda-feira, 8 de abril, o circuito de peças teatrais apresentadas por formandos do curso técnico ator do ‘Programa Profissão’ da Secretaria de Estado da Educação. No total são oito peças encenadas no Teatro Fernando de Azevedo (Praça da República, 53, Centro, São Paulo), todas às segundas e terças-feiras de abril, a partir das 20 horas.

O curso de ator foi ministrado durante o ano passado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o primeiro parceiro da Secretaria da Educação no Programa Profissão, lançado no final de 2000, com 40 mil vagas em várias áreas.

Com o objetivo de oferecer formação profissional aos jovens da rede pública estadual que concluem o Ensino Médio, o Profissão ampliou em 2002 o número de parceiros e de cursos. Agora, além do Senac, fazem parte do projeto o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Centro de Educação Tecnológica Paula Souza e a Escola Técnica Federal.

Programação:

A primeira peça a ser apresentada é ‘O Pagador de Promessas’, de Dias Gomes, com direção de Nina Mancin e Lilian Domingos. Os formandos são da Escola Estadual Professora Veridiana C. Carvalho, do Jardim Brasil. No dia seguinte é a vez da peça ‘O Interrogatório’, de Peter Weiss, sob direção de Gerson Praxedes e Sony Moreno. Os atores concluíram o curso de ator da E.E. Hans Grudzinski, de Mauá.

No dia 15 de abril, a peça apresentada será ‘Don Sapote, O Cavaleiro da Triste Floresta’, baseada no texto ‘Don Quixote de La Mancha’, de Miguel de Cervantes, com adaptação de Eduardo Razuk e Sérgio Camargo. Os atores são formandos da E.E. Profa. Cristina Fittipaldi, de Santo André.

Também com atores desta escola, na terça-feira, dia 16, é a vez da peça ‘A Santificação Transformada – Qorpo-Santo’, de Cristiana Gimenes e Alessandra Cino.

Em 22 de abril, a apresentação da peça ‘Quando as Máquinas Param’, de Plínio Marcos, com direção de Flávio Porto e Ednilson Messias. Os atores estudaram na E.E. Prof. Arlindo Pinto da Silva da Vila Progresso, zona Leste.

Na terça, dia 23, o tema é ‘Fragmentos’, de vários autores brasileiros, com direção de Augusto Rocha e Lilian Domingos. Os atores são da E.E. Profa. Maria de Carvalho Senne, de Vila Granada.

As últimas apresentações serão realizadas nos dias 29 e 30 de abril. A peça ‘O Parturião’, de Luiz Alberto Abreu, será encenada no dia 29 sob a direção de Regina Goulart e Ronaldo Michelotto.

Os atores formandos são da E.E. Ana Maria Poppovic, de Diadema. No dia 30 é a vez da peça ‘Brecht em Cena’, de Bertolt Brecht, com direção de Eduardo Scorzeli e Paulo Farah, encenada por atores formados na E.E. Profa. Maria Alice Borges Ghion, de Taboão da Serra.

A entrada é franca e o interessado deve chegar com 30 minutos de antecedência. O teatro tem capacidade para 500 pessoas.

O programa

Criado pelo governo paulista, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, o Programa Profissão já formou 40 mil jovens em carreiras como turismo, gestão de negócios, desenho de moda, web designer, técnicos em publicidade e monitores de lazer e recreação, entre outros. Neste ano, foram abertas mais 50 mil vagas, sendo 40 mil para o Profissão e 10 mil para o projeto monitores de informática. Os cursos duram, em média, um ano e dão certificado de conclusão ou diploma.