Associação de Mães dos Especiais de Itaquera recebe visita da presidente do Fundo Social

Entidade atende a 94 pessoas e precisa de apoio voluntário de especialistas

qua, 15/09/2004 - 20h56 | Do Portal do Governo


A Associação de Mães dos Especiais de Itaquera (AMEI), na Cohab José Bonifácio, zona Leste da Capital, recebeu, nesta quinta-feira, dia 15, a visita da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin. Essa é a primeira de 14 entidades da periferia da Capital a serem visitadas nesta IV Semana da Solidariedade focada na pessoas com deficiência. A Semana foi aberta nesta terça-feira em todo o Estado e tem por objetivo envolver, sensibilizar e propiciar a disseminação e diversas ações para a inclusão dos especiais na sociedade.

Em meio a uma grande festa, com a apresentação de teatro, shows malabarísticos, em que a maioria dos artistas era os próprios integrantes, a AMEI recebeu doações da Polícia Civil do Estado, da Bauducco, da Secretaria de Recursos Hídricos, Energia e Saneamento e de outros órgãos da sociedade.

Equipamentos para cozinha, medicamentos, alimentos, materiais de higiene e limpeza e sementes para criarem uma horta foram recebidos pela presidente da entidade, Haydee Rocha Gonçalves, entre outras doações.

“É maravilhoso estar aqui e ver essa grande felicidade ainda no começo da Semana da Solidariedade. São pessoas que pensam no próximo e dividem o pouco que têm com aqueles que mais precisam”, disse Lu Alckmin ao anunciar o envio de mais um kit da Padaria Artesanal para a AMEI, já na próxima semana. A instituição recebeu ainda 200 quilos de farinha de trigo.

Com 22 anos de existência, a AMEI atende 94 pessoas, de 5 a 45 anos, por meio de doações. “O que nos ajuda muito é a renda arrecadada com a venda dos pães produzidos na nossa Padaria Artesanal”, contou a coordenadora Doralice da Silva. “Com mais um forno nossa renda vai dobrar. Vamos poder produzir mais e ampliar nossa sede”, acrescentou ela, que sonha com a construção de mais três salas e a criação de uma horta para trabalhos terapêuticos dos integrantes.

Doralice explicou que no conjunto há 1.500 portadores de deficiências e na fila de espera há 180 crianças. “Precisamos de profissionais especializados para um melhor desenvolvimento dessas crianças.”

Lu Alckmin, que esteve na AMEI pela segunda vez, fez o apelo para que profissionais especializados doem um pouco de seu tempo à entidade.

Animadas com a iniciativa do Fundo Social, as mães Eriede Andreassa, Reselane Maria Bandeira e Renata Maria Tramonti, foram unânimes em dizer que têm certeza que a iniciativa do Fundo Social vai gerar bons frutos principalmente na periferia da cidade. “Esse é o começo de uma nova forma de trabalho. Acredito que muitas pessoas vão se conscientizar”, acrescentou Raimunda Santos Silva.

Camerata de Violão da Febem

Todos os presentes vibraram com a apresentação das 24 meninas internas da Febem da Mooca, que compõem uma das cameratas de violão do Projeto Guri, uma parceria com a Secretaria da Cultura. Com a autorização da Justiça, elas foram regidas pelo maestro Cláudio Weismann, e arrancaram muitos aplausos das crianças especiais. “É uma troca de experiência maravilhosa para nós”, disse uma delas. Weismann acrescentou que foi um orgulho para as meninas estarem presentes no ato. Mais informações no site do Fussesp: (www.fundosocial.sp.gov.br).

Lilian Santos