Associação Cristã de Moços vai comemorar no Projeto Pomar os 100 anos de atividade no Brasil

Como parte das atividades preparatórias ao evento, sócios da entidade participarão de workshops de educação ambiental

sex, 03/05/2002 - 13h50 | Do Portal do Governo

A Associação Cristã de Moços – ACM – escolheu o Projeto Pomar, nas margens do Rio Pinheiros, na Capital, para comemorar os 100 anos de atividades no Brasil, no dia 21 de setembro próximo. A escolha se justifica, pois a entidade, que tem o governador do Estado como patrono, se dedica à formação dos valores morais, éticos e sociais dos jovens, com ênfase para a questão ambiental.

Com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que desenvolve o Projeto Pomar para a recuperação das margens do Rio Pinheiros, plantando centenas de milhares de mudas de árvores, arbustos e plantas de menor porte, a ACM está organizando um grande evento com o plantio de mudas e inúmeras atividades de educação ambiental.

Para isso, um grupo de 420 associados e voluntários das doze unidades da instituição vai participar da Oficina de Orientação Técnica em Educação Ambiental, preparada pela equipe técnica do Projeto Pomar para transmitir noções de educação ambiental e preservação, além de questões como recuperação de áreas e plantio de mudas, ensinando como fazer um diagnóstico da área a ser trabalhada e a definição das espécies a serem plantadas.

Serão realizadas doze oficinas, estando a primeira programada para esta segunda-feira, dia 6, das 13h30 às 17h30, na sede do Projeto Pomar, junto à Ponte João Dias. As demais oficinas acontecerão nas segundas-feiras subseqüentes nos meses de maio, junho e julho.

Cada grupo a ser treinado, organizado por uma das unidades da ACM, deverá trazer um mapa da área onde ocorrerá o plantio, apontando as características do terreno como a qualidade do solo, existência de cabos, tubulações, fios e outros obstáculos, para ser analisado pelos técnicos do Projeto Pomar.

Esses jovens deverão atuar no evento do dia 21 de setembro, que ocorrerá simultaneamente no Projeto Pomar e nas 12 unidades da instituição, orientando o plantio e desenvolvendo um trabalho de educação ambiental com a comunidade.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente