Assistência Social: Secretaria firma parceria com a Sociedade Brasileira de Asmáticos

Iniciativa visa informar e orientar crianças, adolescentes, famílias, agentes comunitários e educadores sobre o tratamento da asma e da rinite

seg, 22/11/2004 - 13h52 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS) assina nesta terça-feira, dia 23, às 18 horas, em sua sede, um termo de parceria com a Sociedade Brasileira de Asmáticos/Regional São Paulo. O convênio dará início ao desenvolvimento do projeto ‘Amigos dos Portadores de Asma e Rinite’. Voltado para crianças, adolescentes e suas famílias, agentes comunitários e educadores, com o objetivo de orientar, educar e informar sobre o tratamento da asma e da rinite, o projeto terá a coordenação da Dra. Yara Mello, diretora do Departamento de Ações Específicas.

O projeto será inserido nos programas co-financiados pela SEADS, a partir do ano que vem. A ação será desenvolvida com apresentação de vídeos sobre a asma, palestras e debates com médicos das Sociedades Científicas apoiadoras da SBA-SP. O público receberá também material educativo sobre o assunto, orientações de médicos envolvidos no projeto para que os pacientes e suas famílias obtenham melhor qualidade de vida. Estão previstas ainda a distribuição de materiais impressos como livro de dicas ‘Asma de A – Z’ e o jornal ‘Conviver bem com a asma’. Pesquisas mundiais indicam que 20% da população mundial sofre das duas doenças e que a orientação correta proporcionam uma qualidade de vida normal para o paciente.

O termo de parceria será assinado pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, e pelo presidente da SBA, Bernardo Kiertsman.

Sociedade Brasileira de Asmáticos

A SBA é uma ONG formada por educadores, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, professores de Educação Física, pacientes e seus familiares, envolvidas com o problema. O objetivo é melhorar a qualidade de vida do paciente, por meio de programas educativos para leitos e profissionais. O trabalho é divulgado por meio do jornal trimestral ‘Conviver bem com a asma’, palestras, home page (www.sbasp.org.br) e a Jornada Anual Contra a Asma.

Da Assessoria de Imprensa da Seads

(LRK)