Assistência Social: Governo do Estado regulamenta Conselho Gestor nas unidades da Febem

Iniciativa prevê a participação de famílias de internos e ex-internos em projetos sociais

ter, 28/08/2001 - 13h12 | Do Portal do Governo

Iniciativa prevê a participação de famílias de internos e ex-internos em projetos sociais

O Governo do Estado está regulamentando o Conselho Gestor nas unidades da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem). O Conselho terá 11 membros e será instalado nas 45 unidades de internação. Uma das mais importantes inovações deste Conselho é que ele garantirá a inserção das famílias dos adolescentes internados, bem como as dos ex-internos, nos projetos do ‘Programa Família’, da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social.

O trabalho com as famílias de baixa renda é o eixo central dos programas da Secretaria. No caso de crianças e adolescentes em situação de risco e dos autores de atos infracionais, trabalha-se sob a ótica da unidade familiar, porque os problemas de exclusão social não podem ser equacionados se desconsiderarmos a célula chamada família.

Além de atuar em benefício da harmonização e integração das relações interpessoais dentro da Unidade, o Conselho vai estimular ações internas e externas para agilizar a recuperação e a reintegração social dos adolescentes.

Outra medida será o estímulo à participação de instituições e segmentos da sociedade civil e à realização de parcerias entre a Unidade, iniciativa privada, universidades e o terceiro setor. Também serão incentivados os programas de apoio e acompanhamento de egressos da Febem.

A regulamentação está publicada na edição desta terça-feira, dia 28, do Diário Oficial do Estado.