Assentamentos e comunidades quilombolas de São Paulo recebem apoio técnico do Estado

Parceria será firmada nesta segunda-feira, dia 20, na Comunidade Quilombola e Extrativista de Mandira

sáb, 18/01/2003 - 12h32 | Do Portal do Governo

Um protocolo de cooperação técnica para a implantação e acompanhamento de programas de capacitação e de gestão será firmado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e a Fundação Instituto de Terras (Itesp), vinculado à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania, para atender 147 assentamentos e 15 comunidades quilombolas do Estado, beneficiando 9.818 famílias.

O termo de parceria será firmado nesta segunda-feira, dia 20, na Comunidade Quilombola e Extrativista de Mandira, em Cananéia, litoral sul, região onde já estão em funcionamento, desde o último dia 7, o programa Universidade Cidadã, do Fussesp, realizado em parceria pelo Fussesp, Itesp e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). O acordo será firmado por Maria Lúcia Alckmin, presidente do Fussesp e por Alexandre de Moraes, secretário de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. Jonas Vilas Boas, diretor do Itesp, também participa do evento.

Além do protocolo de cooperação Maria Lúcia Alckmin estará doando para a comunidade uma Casa de Brinquedos, composta por um kit com 200 brinquedos. A presidente do Fussesp e o secretário Alexandre de
Moraes visitam ainda: programa de capacitação e geração de renda em panificação, implantado graças à doação pelo Fussesp de kit de padaria artesanal (forno, botijão de gás, balança, batedeira, liqüidificador e quatro assadeiras), com capacitação feita por profissionais do Itesp; e Oficina de Costura, com seis máquinas, para produção do artesanato regional feita pelos quilombolas.

Na comunidade remanescente do quilombo de Mandira estão sendo atendidos cooperados moradores de dez bairros da região, que fazem parte da Cooperativa dos Produtores de Ostra de Cananéia (Cooperostra).

Data: Segunda-feira, 20 de janeiro de 2003
Horário: 11 horas
Local: Comunidade Quilombola e Extrativista de Mandira – Cananéia – SP

ATENÇÃO: Haverá transporte disponível até o bairro de Mandira, das 9 às 10 horas, no escritório do Itesp de Pariquera Açu, que fica na Av. Dr. Carlos Botelho, 199, no centro da cidade. O contato deve ser feito com Thiago, pelo telefone (13) 6856-1317.