Artistas plásticos recebem a mais alta homenagem paulista

Medalha Ordem do Mérito do Ipiranga foi entregue por Alckmin a oito artistas que muito contribuíram à cultura brasileira

seg, 15/03/2004 - 15h22 | Do Portal do Governo


Medalha Ordem do Mérito do Ipiranga foi entregue por Alckmin a oito artistas que muito contribuíram à cultura brasileira

Oito artistas plásticos foram condecorados nesta segunda-feira, dia 15, com a mais elevada honraria do Estado aos cidadãos que prestaram importantes serviços a São Paulo, a medalha da Ordem do Mérito do Ipiranga. A entrega das medalhas foi feita pelo governador Geraldo Alckmin, grão-mestre da Ordem, aos pintores que contribuíram durante toda a vida à cultura brasileira e, em especial, de São Paulo.

Os paulistas Arcangelo Ianelli, Hércules Rubens Barsotti, Hermelindo Fiaminghi e Odeto Gersoni, a japonesa Tomie Ohtake, o argentino Antonio Lizarraga, o polonês naturalizado brasileiro Anatol Wladyslaw, e o cearense Aldemir Martins foram os homenageados. Por motivo de doença, Martins não pôde comparecer à cerimônia, mas um representante recebeu a medalha.

Para Alckmin foi uma justa e necessária homenagem. “É o reconhecimento e agradecimento do povo de São Paulo a estes artistas que trabalharam até 60 anos dedicados às artes. E também é um estímulo para a nova geração envolvida com a área cultural”, disse.

Alckmin destacou que a condecoração foi entregue não só a paulistas, mas a cidadãos de todos os Estados e estrangeiros, que se radicaram e fizeram carreira em São Paulo. “Eles refletem o cosmopolitismo, que é a marca do Estado. Conseguiram combinar as cores do Brasil com as idéias do mundo. Então, são todos paulistas, não pelo nascimento, mas pelo trabalho e contribuição à sociedade.”

O artista Odeto Gersoni, que falou em nome dos homenageados, bastante emocionado refletiu o orgulho daqueles que depois de décadas de trabalho alcançam o reconhecimento. “Essa comenda é fruto do nosso trabalho e idealismo”, elogiou. Também presente à cerimônia, a secretária da Cultura, Cláudia Costin, agradeceu aos artistas. “Obrigado pela beleza que estas obras proporcionam e pela inquietação que elas trazem, fazendo a todos nós buscar novas reflexões”, analisou.

A Ordem do Mérito do Ipiranga foi instituída em 1969 e tem cinco graus clássicos das ordens honoríficas: cavaleiro, oficial comendador, grande oficial e grã-cruz. O governador é o grão-mestre e o secretário da Casa Civil, Arnaldo Madeira, o chanceler da honraria. A denominação da homenagem evoca o episódio da independência do Brasil, ocorrido às margens do Ipiranga, em São Paulo.

Rogério Vaquero