Artes: Partenheimer fala de seu trabalho na Pinacoteca

Artista plástico alemão já realizou exposições na Bienal de Paris e de Veneza

ter, 03/06/2003 - 15h36 | Do Portal do Governo

Jürgen Partenheimer, um dos mais significativos artistas alemães de sua geração, estará hoje na Pinacoteca do Estado para falar um pouco da experiência profissional, das obras e principalmente sobre o novo projeto, que deverá ser apresentado no Brasil dentro do ‘Projeto Octógono Arte Contemporânea’. Trata-se de uma instalação multidisciplinar, com esculturas, trabalhos em papel e séries de pequenas pinturas.

Para quem não conhece, o Projeto Octógono da Pinacoteca teve início em janeiro de 2003. O projeto apresenta trabalhos inéditos realizados especialmente para o local, bem como remontagens de obras importantes para o conhecimento e difusão da arte contemporânea.

Partenheimer nasceu em 1947 na cidade de Munique. A primeira individual do artista ocorreu em 1979. Nos últimos 20 anos realizou individuais em espaços como a Galeria Nacional de Berlim, a Kunsthalle de Hamburgo, o Museu de Arte de Bonn, o Stedelijk Museum de Amsterdam, o Centro Júlio Gonzalez, em Valência e o Museu de Arte Contemporânea de Tampa , na Flórida.

Nos anos 80 começou a integrar o corpo docente das principais universidades do mundo e realizou uma série de mostras e exposições de destaque, como a 11ª Bienal de Paris e a 41ª Bienal de Veneza. Suas obras puderam ser vistas nos mais conceituados espaços, como o Museum Of Modern Art, de Nova York, a Fundação Miró, de Barcelona entre muitos outros espaços. Em 1995 recebeu o prêmio da crítica de Arte de Madri. Em 2000 teve uma das exposições realizada na China, como sendo uma das ações artísticas mais importantes dos últimos anos, registrada no livro ‘CrossMapping – Partenheimer na China’, publicado em 2001.

Palestra com Jürgen Partenheimer
Dia 03, às 18 h
Entrada Franca
Senhas a partir das 17h

Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, n.2 Fone: (11) 229-9844
de terça a domingo, das 10 às 17h30.
Acesso à portadores de deficiências físicas

GB