Artes: Brodósqui comemora centenário de Portinari

Neste sábado, dia 7, às 13 horas

sex, 06/06/2003 - 11h54 | Do Portal do Governo

Dando seqüência às comemorações do centenário de Cândido Portinari, o Museu Casa de Portinari, em Brodósqui, Interior de São Paulo, realiza, neste sábado, dia 7, às 13h, diversas inaugurações. Duas delas estão relacionadas à tela e à igreja de Santo Antônio: a tela, datada de 1942, localizada na Igreja de Santo Antônio é uma das principais obras de arte sacra de Portinari, e foi restaurada com o patrocínio da UNIMED de Ribeirão Preto e da Federação Nordeste Paulista.

No evento, será inaugurada a exposição de longa duração e o projeto luminotécnico da obra, segundo os preceitos da expografia contemporânea. Antiga matriz de Brodósqui, a Igreja de Santo Antônio será devolvida aos moradores da cidade após restauro. A recuperação da igreja foi realizada em parceria com a Fundação Primeiro Mundo de Cravinhos, Prefeitura Municipal de Brodósqui e Museu Casa de Portinari.

Na ocasião, ainda será apresentado o projeto para a implantação de exposição de longa duração do Museu Casa de Portinari cujo objetivo é tornar o museu o principal centro de referências sobre Cândido Portinari.

A viabilização do projeto deve-se à VITAE – Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social e ao Departamento de Museus e Arquivos (DEMA), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Outro destaque da programação, é o anúncio do lançamento do selo nacional da ECT para o centenário de Candido Portinari.

Centenário do Nascimento de Cândido Portinari
Dia 7, a partir das 13h

Museu Casa de Portinari
Praça Candido Portinari, 298 – Brodósqui
Fone (16) 3664-4284
Entrada franca
Acesso a portadores de deficiência física.
Site: www.casadeportinari.com.br

Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa – 011 3351-8162/8163/8164/8165

GB