Arte: Último final de semana para ver a exposição de Renoir no Museu de Arte de São Paulo

Maior retropectiva do artista francês já realizada no Brasil termina neste domingo, dia 28

sex, 26/07/2002 - 14h00 | Do Portal do Governo

Termina neste domingo, dia 28, no Museu de Arte de São Paulo (Masp) a exposição do pintor e escultor impressionista francês, Pierre-Auguste Renoir. A maior retrospectiva do artista já realizada no Brasil, conta com apoio da Secretaria da Cultura do Estado. A mostra reúne obras de arte de várias instituições e museus, como o D’Orsay (Paris); National Gallery (Washington); Metropolitan Museum (Nova Iorque); e Beaux Arts (Montréal-Canadá). Ainda há telas de Renoir pertencentes ao próprio acervo do Masp e obras de seus artistas contemporâneos como Manet, Monet, Cézanne e Degas.

Renoir – (1841-1919)

Nascido em 1841, na cidade de Limoges, Renoir foi com sua modesta família para Paris em 1845. Desde pequeno já desenhava muito bem. Começou, aos 13 anos, pintando porcelanas e posteriomente tecidos. Em 1862 ingressou na Escola de Belas Artes. Entre algumas de suas obras mais conhecidas estão Moulin de la Galette (1876, Musée d’Orsay, Paris); Les parapluies (1883, National Gallery, Londres); Déjeuner des canotiers (1881, Phillips Memorial Gallery, Washington) e Rosa e Azul – As meninas Cahen d’Anvers (1881, Museu de Arte de São Paulo).

Masp

Criado pelo jornalista Assis Chateaubriand e por Pietro Maria Bardi, o Museu de Arte de São Paulo teve sua atual sede inaugurada em 1968. O projeto é da arquiteta Lina Bo Bardi, mulher de Pietro. O edifício é suspenso por dois enormes pórticos, que sustentam uma carga de 9,2 mil toneladas, resultando num vão livre de 74 metros. Ele reúne um dos mais importantes acervos de arte européia da América Latina, possuindo obras de várias escolas, como a italiana (Rafael, Ticiano), da chamada Escola de Paris (Manet, Degas, Cézanne, Monet, Renoir); da pintura espanhola (El Greco, Velasquez, Goya); e da flamenga (Holbein, Franz Hals, Rembrandt).

Data: Até domingo, dia 28 de julho de 2002
Horário: Das 11 às 18 horas (A bilheteria fecha às 17 horas)
Ingressos: R$ 10 (menores de 10 e maiores de 60 anos, grátis).
Acesso para portadores de deficiência.
Visitas monitoradas
Local: Museu de Arte de São Paulo (Masp) – Avenida Paulista, 1.578, 2º andar, Bela Vista – São Paulo-SP.