Arte: Semana de Arte e Cultura da USP revela e estimula novos talentos

O evento está em sua sétima edição

sex, 20/09/2002 - 19h49 | Do Portal do Governo

Entre os dias 23 e 29 de setembro, os campi da USP sediam a 7ª Semana de Arte e Cultura. Serão aproximadamente 100 atividades gratuitas e simultâneas em sete dias, espalhadas por quase todas as unidades, sendo 11 no interior do Estado. Promovida pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária, a Semana tem o objetivo de valorizar a produção artística da comunidade USP, bem como revelar e estimular novos talentos.

As atrações passam por todas as artes: teatro, cinema, apresentações musicais, palestras, oficinas, atividades interativas e exposições. Segundo o pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, professor Adilson Avansi de Abreu, a programação cultural não foi produzida especificamente para o evento. ‘Tudo aconteceria normalmente sem a existência da Semana. Queremos provocar uma efervescência e revigorar o debate sobre o papel da Universidade no campo cultural.’

O que chama a atenção nesta edição é o número de ações culturais simultâneas, que muitas vezes passam despercebidas pelas pessoas, tanto de dentro como de fora da USP. ‘A expressão artística está nas unidades, próxima de onde as pessoas trabalham e estudam’, diz Avansi.

Muitos dos trabalhos que serão expostos foram realizados por funcionários, professores e alunos, não necessariamente da área de artes. ‘Há interdisciplinaridade na Semana. A expressão artística saiu das unidades de cultura acadêmica e se expandiu pela USP.’

Alunos do ‘Universidade Aberta à Terceira Idade’ também participarão, mostrando ao público os resultados do programa Lazer com Arte, curso promovido pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC).

Programação

No Interior, os destaques são as exposições. Em Bauru, Elly Grace mostra suas telas em ‘Cores da Alma’. Em Piracicaba, todas as sete exposições são de funcionários e poderão ser vistas no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA).
A mostra dos cursos de fotografia pode ser vista em Ribeirão Preto, além de uma exposição de quase 50 ilustrações do cartunista Pelicano. São Carlos expõe a produção artística de alunos, docentes e funcionários do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.

Outra atração que estará nos Campi do interior é o cinema. O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), da USP de São Carlos, exibirá alguns dos maiores clássicos, incluindo ‘O encouraçado Potemkin’, de 1925 e ‘O anjo azul’, de 1930. Haverá também muitas apresentações musicais.

Na Capital, as atividades se concentram principalmente no Centro Cultural Maria Antonia (Ceuma), na Vila Buarque. Lá estão as oficinas e a maioria das exposições. Na Cidade Universitária, a maior exposição é do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), que traz obras modernistas dos principais artistas brasileiros e exibe os móveis do escritor Mário de Andrade.

Nove apresentações musicais estão previstas, das quais seis na própria USP. As outras serão na Biblioteca Mário de Andrade, na Igreja Santo Inácio de Loyola e no Centro Cultural São Paulo, em apresentações do Coral da USP
(Coralusp).

O encerramento das atividades será na rua Maria Antônia, em frente ao Ceuma, dia 29, das 12 às 17 horas. Em um convênio com a Universidade Mackenzie, sediada na mesma rua, haverá shows de bandas da Universidade,
seguidos de bandas da USP.

Na ocasião, ‘A Revista’, publicação organizada pelo Instituto Takano, lançará sua sétima edição, com a colaboração de
Antônio Cândido, professor da aposentado Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, homenageando Sérgio Buarque de Hollanda, que foi professor na FFLCH.