Arte: Pinacoteca dá início ao Projeto Octógono Arte contemporânea

Encontro terá mesa redonda no auditório do museu, sábado, dia 01 de fevereiro

qui, 30/01/2003 - 16h33 | Do Portal do Governo

No próximo sábado, dia 1, às 16 horas, a Pinacoteca do Estado estará realizando, no seu auditório, o primeiro encontro entre artistas e curadores para uma conversa sobre a obra de Mario Merz, atualmente em exposição no Octógono do Museu e possíveis ressonâncias da Arte Povera na produção artística brasileira dos anos 60 e 70.

Trata-se de uma conversa informal, aberta ao público, onde cada participante apresentará seu ponto de vista sobre o tema. A conversa terá a mediação do curador Ivo Mesquita, curador do Projeto, e a participação dos artistas José Resende e Iole de Freitas e do crítico Lorenzo Mammí, diretor do Centro Cultural Maria Antônia, da USP.

O Projeto Octógono Arte Contemporânea, um local para exposições de artistas brasileiros e estrangeiros, com trabalhos encomendados ou não, pretende ser, no quadro das atividades do museu, espaço responsável pelo debate sistemático sobre a produção e as idéias que conformam a contemporaneidade nas artes visuais.

A partir desse conceito, serão realizadas mostras de trabalhos novos por artistas convidados e remontagem de obras importantes para o conhecimento e difusão da arte contemporânea, sempre acompanhadas de atividades educativas como oficinas e discussões com artistas, painéis de debates, conferências e publicações.

A primeira exposição do Programa Octógono Arte Contemporânea é a instalação com dois Iglus do artista italiano Mario Merz, um conjunto significativo na obra do artista que ocupa o octógono e o hall do museu até o dia 23 de março.

Figura das mais destacadas da Arte Povera, essa é a primeira exposição individual de Merz no Brasil.


Pinacoteca do Estado, Pça da Luz, 2 – Tel 11 229.9844
Aberta de terça a domingo, das 10 horas às 17h30h
Entrada franca
e-mail: pinasp@uol.com.br
Visitas monitoradas para escolas: agendamento no tel. (11) 227-1655 – 3313-4396