Arte: Obras de Aldemir Martins estão em exposição no Metrô

Mostra reúne 70 gravuras produzidas ao longo de cinqüenta anos

ter, 24/12/2002 - 13h43 | Do Portal do Governo

Os passageiros do Metrô de São Paulo podem visitar, até o próximo dia 6 de janeiro, a exposição ‘Todas as Linhas de Aldemir Martins’, na Estação Sé. É uma excelente oportunidade de conhecer os traços e as cores que tornaram esse artista plástico admirado em todo o mundo.

A mostra reúne 70 gravuras produzidas, ao longo de cinqüenta anos, com o emprego de diferentes técnicas, como xilogravura, gravura em metal, serigrafia e litografia. Selecionados pelo curador Umberto Mateus, esses trabalhos permitem que se tenha uma visão abrangente da habilidade de Aldemir em ocupar o espaço com temas variados: cangaceiros, rendeiras e outros tipos humanos do Nordeste brasileiro, além de exemplares da nossa flora e da nossa fauna.

A exposição é uma homenagem do povo paulistano aos 80 anos do pintor, gravador, escultor, desenhista e ceramista Aldemir Martins, que viveu por mais de cinco décadas na cidade de São Paulo. Inaugurada no dia 8 de novembro, data do aniversário do artista, na Estação Brás, a mostra seguiu para a Estação Sé, de onde será transferida, em 8 de janeiro, para a Estação do Metrô do Largo Treze, ali permanecendo até 27 de janeiro.

Aprovado pela Lei Roaunet, de Incentivo à Cultura, esse projeto foi realizado com o apoio do Metrô de São Paulo, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), do Banespa/Santander e da Contexto.

Da Agência Imprensa Oficial e
Assessoria de Imprensa do Metrô

R.K.