Arte: Museu de Arte Contemporânea apresenta cartazes das décadas de 50 a 70

Mostra fica no MAC até o dia 29 de janeiro

seg, 05/12/2005 - 11h46 | Do Portal do Governo

Pela terceira vez, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP apresenta sua coleção de cartazes poloneses. Na Coleção MAC-USP – Cartazes Poloneses, o público poderá conferir 90 peças criadas nos anos 50, 60 e 70, representativas da tradicional escola de cartazes daquele país. Os trabalhos ficam no MAC Ibirapuera (Pavilhão Ciccillo Mararazzo, 3º piso – Parque Ibirapuera, portão 3 até o dia 29 de janeiro. A entrada é franca.

A arte do cartaz na Polônia se destacou desde o fim da 2ª Guerra Mundial, durante o regime comunista. As autoridades socialistas utilizaram o cartaz como recurso de propaganda política e contratavam artistas para ilustrar ocasiões como o Dia do Trabalho, convenções do partido, aniversários e cerimônias. Todo filme, ópera, peça de teatro, concerto, festival ou outro evento público era divulgado por meio de cartazes criados pelos artistas da época.

A maioria dos trabalhos poloneses era produzida a partir da técnica de pintura e de ilustração. A curadora da mostra, Elza Ajzenberg, disse que o ‘realismo socialista’, empregado nos cartazes, tinha como principal objetivo difundir, de forma simples e fácil, as conquistas do sistema político. A escola polonesa ganhou notoriedade com os artistas Henryk Tomaszewski, Jozef Mroszczak, Wojciech Zamecznik, Waldemar Swierzy, Jan Lenica e Franciszek Starowieyski, entre outros, todos representados na exposição.

Olhar aguçado – Especialmente desenhadas, as obras eram instrumentos para a educação visual da população, além veículo de comunicação a serviço da economia, política e cultura da Polônia. As Bienais do Cartaz de Varsóvia atraíam multidões. Surgiam galerias especializadas e um jornal popular de Varsóvia realizava competição entre os melhores cartazes do mês e do ano, escolhidos pelos leitores.

A curadora informa que, apesar do enfraquecimento do fim do regime comunista, em 1989, o cartaz polonês continuou sendo uma das manifestações mais importantes da arte nacional. Para ela, isso é possível graças à colaboração de entusiastas e colecionadores do gênero, das galerias de arte, das exposições internacionais e dos teatros. Afirmou, ainda, que estas instituições continuaram a investir nesta forma artística ‘que não é somente propaganda do espetáculo, é comentário e complemento artístico da obra’.
Em 1966, foi a primeira vez que o MAC-USP apresentou essas obras, quando foram exibidos 65 exemplares ao lado de cartazes norte-americanos e suíços. Em 1968, cem unidades foram expostas em parceria com o Consulado Geral da Polônia, que doou parte do seu acervo. ‘Hoje, o museu tem a oportunidade de oferecer ao público mostra de 90 cartazes, ao lado de tridimensionais, óleos e o olhar aguçado de artistas poloneses’, ressalta Elza.

Serviço

Coleção MAC-USP – Cartazes Poloneses
De terça-feira a domingo – das 10 às 19 horas
Telefone (11) 5573-9932 – Site www.macvirtual.usp.br

Da Agência Imprensa Oficial