Arte: Museu das Artes Gráficas será reaberto no próximo dia 1º de agosto

A decisão foi tomada em uma reunião entre a secretária da Cultura e representantes da sociedade

qui, 15/05/2003 - 18h45 | Do Portal do Governo

Depois de várias polêmicas o Museu das Artes Gráficas (MAG) reabrirá suas portas no próximo dia 1º de agosto. Na última semana, a secretária da Cultura, Cláudia Costin se reuniu com o jornalista Gualberto Costa, presidente do Instituto Brasileiro das Artes Gráfica e idealizador do MAG, com o jornalista Zélio Alves Pinto, editor do jornal ‘O Pasquim’ e Fausto Longo, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), ex-desenhista e um dos fundadores do Salão de Piracicaba.

A idéia inicial de fechar o museu partiu da secretaria, devido ao alto custo de sua manutenção (R$ 159 mil por ano) e a baixa visitação (em média duas pessoas por dia). Itens estes que justificaram o pedido de doação ou venda do acervo, feito pela secretaria na ocasião.

A decisão da reabertura foi unânime, porém com a criação de um Conselho que, durante alguns meses de trabalho, fará o projeto para o museu. A secretaria por sua vez, conseguiu reformular o modelo instalado anteriormente e usará seus próprios funcionários nos trabalhos demandados pelo MAG.

O museu será reaberto com uma mostra itinerante, durante o Salão de Humor de Piracicaba. O acervo do museu permanecerá guardado no Arquivo do Estado.

Quanto à exposição deste acervo, as obras devem passar a circular nos espaços da Secretaria da Cultura como a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Paço das Artes.

Também serão organizadas mostras itinerantes, a modelo da primeira, para percorrer as cidades do Estado de São Paulo e, com isso, cumprir um dos objetivos do Governo do Estado que é a interiorização da cultura.