Arte: Metrô e CPTM promovem exposição ‘Todas as Linhas de Aldemir Martins’

Uma boa opção para o paulistano que não viajar neste feriado prolongado

sex, 15/11/2002 - 13h46 | Do Portal do Governo

Uma boa opção para o paulistano que não viajar neste feriado prolongado é a exposição ‘Todas as linhas de Aldemir Martins’, que foi aberta na última sexta-feira, dia 8, no corredor de interligação Metrô/CPTM da Estação Brás. A mostra sobre o pintor, gravador, escultor, desenhista e ceramista Aldemir Martins está sendo promovida pelo Metrô e companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) .

Os passageiros que utilizam o Metrô e os trens da CPTM têm a oportunidade de conhecer o traço, o desenho e a cor de Aldemir. Aprovado pela Lei Roaunet, de Incentivo à Cultura, o projeto recebeu apoio do Metrô de São Paulo, da CPTM, do Banespa/Santander e da Contexto, que se uniram para sua viabilização.

São 70 gravuras representativas da produção de cinco décadas, destacando no papel a criação em técnicas como xilogravura, metal, serigrafia e litografia. Os trabalhos, escolhidos pelo curador Umberto Mateus, permitem uma visão abrangente da habilidade de Aldemir na ocupação do espaço com temas variados como os primeiros cangaceiros, as rendeiras – figuras humanas do nordeste e também a flora e a fauna do Brasil.

A mostra permanece vinte dias na Estação Brás, em seguida será montada na Estação Sé (de 29 de novembro a 26 de dezembro). No final do ano, os usuários da Estação Largo Treze da CPTM (de 27 de dezembro a 12 de janeiro de 2003) poderão conferir os trabalhos de Aldemir Martins.

A.M.