Arte: Metrô e CPTM homenageiam Aldemir Martins

Nesta sexta-feira, dia 8, será aberta a exposição 'Todas as Linhas de Aldemir Martins'

qui, 07/11/2002 - 10h43 | Do Portal do Governo

O pintor, gravador, escultor, desenhista e ceramista Aldemir Martins vai ganhar uma homenagem do povo paulistano ao completar 80 anos (mais de 50 vividos na cidade de São Paulo). Na data do seu aniversário, dia 8 de novembro, às 10:30 horas, será aberta na Estação Brás, no corredor de interligação Metrô/CPTM, a exposição ‘Todas as Linhas de Aldemir Martins’.

A mostra vai oferecer para os passageiros que utilizam o Metrô e os trens da CPTM terão a oportunidade de conhecer o traço, o desenho e a cor de Aldemir. Aprovado pela Lei Roaunet, de Incentivo à Cultura, o projeto recebeu apoio do Metrô de São Paulo, da CPTM, do Banespa/Santander e da Contexto, que se uniram para sua viabilização.

Aldemir Martins já confirmou presença para receber a homenagem da cidade que mais se beneficiou de seu talento. Afinal, o artista tem em comum com essa grande massa de migrantes que vivem na Capital, as memórias e vivências do Nordeste.

São 70 gravuras representativas da produção de cinco décadas, destacando no papel a criação em técnicas como xilogravura, metal, serigrafia e litografia. Os trabalhos, escolhidos pelo curador Umberto Mateus, permitem uma visão abrangente da habilidade de Aldemir na ocupação do espaço com temas variados como os primeiros cangaceiros, as rendeiras – figuras humanas do nordeste e também a flora e a fauna do Brasil.

A mostra permanece vinte dias na Estação Brás, em seguida será montada na Estação Sé (de 29 de novembro a 26 de dezembro). No final do ano, os usuários da Estação Largo Treze da CPTM (de 27 de dezembro a 12 de janeiro de 2003) poderão conferir os trabalhos de Aldemir Martins .