Arte: Metrô de São Paulo homenageia 80 anos do pintor Aldemir Martins

Exposição mostrará obras do artista em três estações do sistema

qua, 23/10/2002 - 11h25 | Do Portal do Governo

O pintor, gravador, escultor, desenhista e ceramista Aldemir Martins vai ganhar uma homenagem do povo paulistano ao completar 80 anos, dos quais cerca de 50 vividos na cidade de São Paulo. Na data do seu aniversário, dia 8 de novembro, às 10h30, será aberta na Estação Brás, no corredor de interligação Metrô-CPTM, a exposição ‘Todas as Linhas de Aldemir Martins’.

A exposição vai oferecer para o ‘viajante’ que utiliza o Metrô e os trens da CPTM a oportunidade de conhecer o traço, o desenho e a cor que tornaram o talento de Aldemir conhecido em todo o mundo. São 70 gravuras representativas da produção de cinco décadas, destacando no papel a criação em técnicas como xilogravura, metal, serigrafia e litografia.

Os trabalhos, escolhidos pelo curador Umberto Mateus, permitem uma visão abrangente da habilidade de Aldemir na ocupação do espaço com temas variados como os primeiros cangaceiros, as rendeiras, figuras humanas do nordeste, e também a flora e a fauna do Brasil. A mostra poderá ser vista nas estações Brás, Sé e Largo Treze.

Inauguração
Data: Sexta-feira, dia 8 de novembro de 2002
Horário: 10h30
Local: Estação Brás do Metrô de São Paulo

Data: De 29 de novembro a 26 de dezembro de 2002
Local: Estação Sé do Metrô de São Paulo

Data: De 27 de dezembro de 2002 a 12 de janeiro de 2003
Local: Estação Largo Treze do Metrô de São Paulo