Arte: Metrô Anhangabaú ganha instalação de uma obra de arte

A obra será composta por 42 peças em vidro com 3,20 metros de altura, 1,20 de largura

qua, 18/12/2002 - 16h50 | Do Portal do Governo

ARTE NO METRÔ ANHANGABAÚ

A Estação do Anhangabaú ganhará, a partir desta quinta-feira, dia 19, às 11 horas, a instalação de uma obra de arte assinada pelo artista Mário Fraga.

A obra será composta por 42 peças em vidro com 3,20 metros de altura, 1,20 de largura e três centímetros de espessura, feitas a partir de uma técnica especial de pintura no interior dos vidros laminados, desenvolvida pelo próprio artista. A obra foi patrocinada pela empresa Pilkington Blindex, fabricante de vidros, através da lei Rouanet.

As placas serão dispostas na estação dos dois lados da linha do trem. A obra levou quatro anos para ficar pronta e, para sua instalação, foi necessária a fixação de uma estrutura metálica subterrânea.

A primeira vez que Mário Fraga expôs esta técnica de viral colorido foi em 1991, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. No ano seguinte, ela foi apresentada em exposição no Masp.

Por sua complexidade e alto custo, a obra da Estação Anhangabaú custou cerca de R$ 400 mil, a técnica de pintura em vidro laminado só é executada pelo artista em obras sob encomenda.

Estarão presentes à inauguração, além do artista, representantes da empresa Pilkington Blindex e do metrô paulista, entre outras autoridades.