Arte: Memorial da América Latina apresenta exposição ‘Rugendas no México’

Mais de 150 obras poderão ser apreciadas, pela primeira vez no país, a partir de 13 de setembro

sex, 13/09/2002 - 16h47 | Do Portal do Governo

Saiba sobre sua HitóriaUm tesouro valioso, jamais visto no Brasil, poderá ser apreciado pela primeira vez a partir de 13 de setembro, na Galeria Marta Traba do Memorial da América Latina.

A exposição ‘Rugendas no México – Um pintor no caminho de Humboldt’ apresenta mais de 150 óleos sobre cartão pintados pelo artista entre 1831 e 1834, durante sua expedição ao México – fase pouco conhecida no Brasil. Além desses óleos estarão expostas publicações de época com cenas e paisagens de outros países, como Chile, Brasil, Argentina e Peru, desenhadas por Rugendas ao longo dos 20 anos que passou na América Latina. São originais e reproduções que atestam a importância de Rugendas no imaginário latino-americano do século XIX.

É a primeira vez que essas obras viajam ao continente latino-americano, uma iniciativa do Instituto Ibero-Americano Patrimônio Cultural Prussiano, que conta com o patrocínio do Ministério de Relações Exteriores da República Federal da Alemanha. Em nosso país, recebe o apoio cultural da Phillips e do Consulado Geral da República Federal da Alemanha em São Paulo.

As obras pertencem hoje ao acervo do Patrimônio Cultural Prussiano e do Museu Etnográfico, do Instituto Ibero-Americano de Berlim. Essas obras haviam sido adquiridas pela Casa Real da Prússia graças à mediação de Alexander von Humboldt – considerado o ‘descobridor científico’ da América Latina, de quem Rugendas foi colaborador.

Antes de chegar ao Brasil, ‘Rugendas no México’ passou pelo Chile (Museo Nacional de Bellas Artes, Santiago), pela Argentina (Museu Nacional de Bellas Artes, Buenos Aires). Depois de São Paulo, as obras seguem para Cuba, onde serão expostas no Museu Nacional de Bellas Artes, Havana.


Rugendas no México
Um pintor no caminho de Humboldt
De 13 de stembro a 20 de outubro,
terça a domingo, das 9 às 18 horas.
Galeria Marta Traba
(Acesso pelos portões 2 e 6)
Entrada franca.

Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda (ao lado do Metro)
Telefone para informações: 3823-4600