Arte: Memorial da América Latina apresenta a artista plástica Ângela Barbour

A mostra é parte da defesa da tese de mestrado da artista na USP

qui, 17/10/2002 - 17h45 | Do Portal do Governo

A exposição ‘Luz: palimpsesto espaço-temporal’ que está no Espaço II da Galeria Marta Traba, até o dia 10 de novembro, acompanha a evolução do trabalho de Ângela Barbour na última década.

A mostra é parte da defesa da tese de mestrado da artista na Escola de Comunicação e Artes da USP.

A exposição

‘Luz: palimpsesto espaço-temporal’ inclui trabalhos em desenho, gravura e objetos que levam o observador a um mergulho profundo no processo de formação das imagens pela retina e à percepção visual e táctil. A artista enfrenta assim “questões pertinentes à observação, representação e vivência estética dos fenômenos que acompanham as seqüências temporais de eventos, a ritmicidade e a relação espaço-tempo, no que concerne à Luz ou sua ausência”.

Antes da invenção da prensa de tipos móveis, no século XIV, os escribas usavam o mesmo papiro ou pergaminho diversas vezes: primeiro raspavam o texto primitivo e em seguida inscreviam novos textos. Esse processo, que sempre deixava vestígios, era chamado de palimpsesto.

Em ensaio de 1979, o semiólogo francês Roland Barthes escreve sobre o pintor Twombly: ele “parece cobrir outros traços, como se quisesse apagá-los sem verdadeiramente o querer, já que eles ainda continuam bastante visíveis sob a camada que os encobre. É uma dialética sutil, o artista finge estragar uma parte da tela e querer apagá-la. Mas ele de novo estraga a emenda e essas duas folhas sobrepostas produzem uma espécie de palimpsesto…”.

Graduada em farmácia pela USP, a artista está a vontade para concluir que, “a esta solução estupenda, pura criação artística da natureza, conhecida também como pós-imagem, cunhei os termos de imagem borracha e palimpsesto fisiológico”.

Esse foi um passo decisivo para que passasse a preocupar-se com questões filosóficas ligadas à percepção espaço-temporal, apoiada em teóricos como Gaston Bachelard e Henri Bergson.

Veja a exposição virtual


Luz: palimpsesto espaço-temporal – Ângela Barbour
Abertura no dia 15 de outubro, às 19 horas
De 16 de outubro a 10 de novembro
De terça a domingo, das 9 às 18 horas.
Galeria Marta Traba – Espaço II
Acesso pelos portões 5 e 6 (ao lado da Estação Barra Funda do Metrô)
Entrada franca.

Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda (ao lado do Metro)
Telefone para informações: 3823-4600