Arte: MAM abre as portas para funcionários e pacientes do Iamspe

Cerca de 90 pessoas visitarão as exposições 'Portinari 100 anos: Alegorias do Brasil

qua, 23/07/2003 - 16h32 | Do Portal do Governo

Depois da mostra ‘China: Guerreiros de Xi’an e os Tesouros da Cidade Proibida’ e da apresentação de Concertos Musicais da Sala São Paulo (ainda em programação), é a vez das exposições ‘Portinari 100 anos: Alegorias do Brasil’ e o ‘Retorno dos Gigantes’ alegrarem pacientes e funcionários do Iamspe. Essa é mais uma iniciativa de levar a filosofia ‘Convalescença pela Arte’, coordenado pelo dr. José Antônio Jordão de Araújo Neto, para dentro do Instituto, fortalecendo assim o Programa de Humanização desenvolvido pelo Iamspe e incentivado pelo Governo do Estado e pela Secretaria de Estado da Saúde.

Cerca de 90 pessoas, divididas em duas turmas, entre funcionários do Iamspe e pacientes internados no Hospital do Servidor visitarão as exposições ‘Portinari 100 anos: Alegorias do Brasil’ e o ‘Retorno dos Gigantes’ no Museu de Arte Moderna (MAM). As visitas acontecerão neste sábado, dia 26, às 10h30 e na próxima terça-feira, dia 29, das 9h30 às 11h30.

O primeiro dia será reservado aos funcionários e o segundo aos pacientes, que no final da visita terão a oportunidade, através do monitoramento de um artista, de obter um contato direto com a arte dentro de um ateliê. Os visitantes poderão usar pincel e saber o que é desenhar ou simplesmente fazer rabiscos. Ambas as turmas serão acompanhadas por assistentes sociais do Programa de Atenção ao Idoso ‘Mário Covas’ (PAI) e pelo assistente institucional da Superintendência, Dr. Guilherme Aranha Coelho.

Segundo informações do assistente, esse é o primeiro passo para ser firmada uma parceria entre Iamspe e o MAM. De acordo com ele, o Instituto está buscando patrocínio para que ela possa ser concretizada. ‘O museu funciona também como uma ONG, com vários projetos sociais através da arte, por isso, não podemos desperdiçar essa oportunidade’, concluiu.

A exposição ‘Portinari 100 anos: Alegorias do Brasil’, na Sala Paulo Figueiredo, que acontece até o dia 28 de setembro, reúne cerca de trinta obras de Cândido Portinari pertencentes a colecionadores, museus e instituições de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Buenos Aires, datadas dos anos 30 e 40, com curadoria de Tadeu Chiarelli. O enfoque da exposição, de acordo com o curador, leva o espectador a aprofundar três vertentes na obra do artista produzida naquele período. A primeira dialoga com a tradição da pintura italiana, a segunda dá prioridade ao aspecto bidimensional da pintura, com ênfase em elementos gráficos. Por fim, a terceira trás um diálogo em direção à obra de Pablo Picasso.

A mostra ‘Retorno dos Gigantes’, que acontece até 24 de agosto reúne 148 pinturas, guaches, gravuras, colagens e desenhos produzidos entre 1975 e 1985 por doze artistas alemães. Seu nome faz referência ao quadro ‘Van Gogh, Gauguin – O Retorno dos Gigantes’ (1980), de Rainer Fetting. A obra contempla os mestres da pintura expressionista, Paul Gauguin (1848-1903) e Vicent Van Gogh (1853-1890). Ela já foi vista no Museu de Arte Contemporânea de Monterrey e no Museu de Arte Moderna da Cidade do México e segue para Buenos Aires Santiago e Lima.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE
-C.M.-