Arte: Gravuras de Burle Marx estão em exposição no Memorial da América Latina

Mostra pode ser vista até o dia 14 de julho

sex, 05/07/2002 - 12h02 | Do Portal do Governo

Está em cartaz no Memorial da América Latina uma mostra da produção em gravura de Roberto Burle Marx, conceituado arquiteto, paisagista e artista plástico, reconhecido e premiado internacionalmente. São 110 gravuras produzidas nos últimos anos de vida do artista incluindo matrizes em cobre, acervo que constitui a Coleção Ymagos.

A gravura, parte pouco conhecida da obra de Burle Marx, foi uma paixão tardia. Aos 70 anos, querendo atender a encomenda de um amigo, realizou trabalhos como gravurista no Ateliê Ymagos, em São Paulo. Sua genialidade manifestou-se em belíssimas litografias, serigrafias e gravuras em metal, coerentes com sua definição de jardim, citada acima.

Roberto Burle Marx (1909-1994)

Pintor, designer, arquiteto, paisagista e, também, gravurista. Em seus 61 anos de carreira, Burle Marx realizou mais de dois mil projetos e recebeu inúmeras honrarias e prêmios.

Dividido entre o paisagismo, a pintura e o desenho, Burle Marx decidiu dedicar-se aos três paralelamente. Na pintura, optou pela paisagem e pela figura humana, tendo como professores o alemão Leo Putz (1869-1940) e Cândido Portinari, do qual também foi assistente.

A convite dos arquitetos Lúcio Costa e Gregori Warchavchik, em 1932 realizou seu primeiro trabalho como paisagista, o projeto de um jardim usando plantas tropicais e a estética da pintura abstrata. A princípio sua técnica causou estranheza na elite conservadora, acostumada ao modelo europeu, mas foi encarada com naturalidade após a modernização da arquitetura brasileira.

Sua carreira como paisagista reúne elogiados trabalhos em vários países da América do Sul e Estados Unidos, destacando-se o Parque da Pampulha (MG), os jardins do Parque do Ibirapuera (SP), os projetos dos jardins e terraços do Ministério da Educação e Saúde, do Aeroporto Santos Dumont, da Associação Brasileira de Imprensa, entre outros.

Burle Marx realizou obras diversas, amplamente reconhecidas e premiadas em mostras e salões internacionais. No Brasil, o Largo da Carioca, a orla do Leme, o calçadão de Copacabana, os jardins suspensos do Outeiro da Glória e o Aterro do Flamengo são de sua autoria.

Burle Marx – Acervo Ymagos

Visitação: De terça a domingo, das 9 às 18 horas (até 14 de julho)
Local: Galeria Marta Traba (acesso pelos portões 2 e 6) – Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – São Paulo-SP.