Arte: Galeria da Unicamp mantém acervo com 500 obras

Além das exposições, são apresentados no local eventos de música, dança, vídeos, palestras e defesas de teses

ter, 17/02/2004 - 11h05 | Do Portal do Governo

O primeiro passo para a criação da Galeria de Artes da Unicamp foram as doações de artistas campineiros e do Grupo Vanguarda de Campinas que resultaram na exposição Acervo Unicamp – Artistas Contemporâneos de Campinas de 1958 a 1978, realizada no Centro de Convivência da cidade, em abril de 1984.

Com o objetivo de divulgar a arte contemporânea, o espaço, que já apresentou exposições de artistas renomados, tem a tarefa permanente de ampliação do seu acervo. Conta atualmente com cerca de 500 obras, entre pinturas, desenhos, gravuras e esculturas. “No início, as exposições eram realizadas numa sala do Restaurante II, da universidade”, recorda a técnica em museu, Malu Neves.

Depois de ocupar outros locais, hoje a galeria está instalada no andar térreo da Biblioteca Central da Unicamp. “Estamos montando um banco de dados, incluindo obras do acervo, exposições realizadas e eventos paralelos. A previsão é de que esse trabalho esteja concluído até meados de agosto deste ano, quando será oferecido via Internet a todos os interessados”, informa Malu, responsável pela galeria.

Além das exposições, no local são apresentados eventos de música, dança, vídeos, palestras, wokshops e defesas de teses de mestrado e doutorado. A seleção dos trabalhos é feita pelo Conselho da Galeria, composto por cinco docentes, um representante dos alunos e um dos funcionários, que se reúnem regularmente.

Marcia Bitencourt
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)