Arte: Febem leva Dom Quixote para o Memorial da América Latina

Peça Num Lugar de La Mancha será apresentada pelos jovens no dia 29 de novembro, às 20 horas e terá entrada gratuita

seg, 26/11/2001 - 18h18 | Do Portal do Governo

Dom Quixote, um nobre empobrecido, resolve sair pelo mundo fazendo justiça. Na sua loucura, passa a agir como um Cavaleiro Andante. Veste-se com quinquilharias e imagina-se em castelos e batalhas. O famoso texto de Miguel de Cervantes foi especialmente adaptado por Mario Garcia-Guillén para ser encenado por 150 adolescentes da Febem que cumprem medida socioeducativa. A peça ‘Num Lugar de La Mancha – Amores e Aventuras de Dom Quixote’ será apresentada no Memorial da América Latina, dia 29 de novembro, com entrada franca.

O ensino da arte na Febem é uma da formas de reduzir a exclusão. A proposta não é formar atores, mas incentivar o crescimento das habilidades dos internos. Em atividades como essa, os adolescentes desenvolvem o interesse pela pesquisa e pela descoberta. É pela expressão artística que esses jovens podem mostrar talento e capacidade e, com isso, conquistar o reconhecimento de seus potenciais.

Peça gerou nova parceria

O material de divulgação da peça, cartazes e convites, foi doado pela agência de propaganda J. Walter Thompson. E foi por essa parceria da empresa com a instituição que nasceu uma outra oportunidade para os jovens da Febem. A agência de propaganda decidiu contratar um dos adolescentes que participam do programa Informática e Cidadania, no qual são passadas noções de cidadania aos internos pelo ensino da informática. O jovem deverá trabalhar na área de produção digital da agência. Os trâmites para sua contratação estão em andamento.

O programa Informática e Cidadania foi implantado na Febem com a parceria da Price Waterhouse Coopers, Câmara Americana do Comércio e Centro Para a Democratização de Informática.

Cíntia Cury