Arte: Exposição dedicada a Nossa Senhora será realizada na Capital

Começa no dia 25 no Museu de Arte Sacra de São Paulo

qua, 02/10/2002 - 14h00 | Do Portal do Governo

A partir do dia 25, será realizada na Capital a exposição Iconografia de Nossa Senhora. O público poderá conferir as 120 esculturas de Nossa Senhora cedidas por colecionadores na mostra, organizada por meio de convênio entre a Secretaria de Estado da Cultura e a Sociedade dos Amigos do Museu de Arte Sacra.

Quem visitar a exposição, verá, entre outras, esculturas de Nossa Senhora do Ó, do Calvário, das Dores e de Santana Mestra, na qual Nossa Senhora, está ao lado de sua mãe, recebendo ensinamentos.

A mais antiga é a de Nossa Senhora Conceição Menina, do século XVI. A maioria das peças é feita de barro cozido e de madeira, pintadas e com adereços, como coroas e resplendores.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo, criado em 1970 e mantido pela Secretaria de Estado da Cultura e Sociedade Amigos, reúne cerca de 4 mil obras.

O acervo é constituído pela parte imaginária (nome dado a estátuas, pinturas e indumentárias de religiosos), lampadários (lustres e peças de prata para acender velas), objetos litúrgicos de prata e de ouro e os retábulos (pedaços de altar de igrejas demolidas).

Data: de 25 de outubro e 10 de dezembro de 2002
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo, na Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz- São Paulo- SP
Ingresso custa R$ 4,00 e R$ 2,00 para estudantes.