Arte: Exposição de Renoir é uma das opções culturais na Capital

Mostra está em cartaz no Masp

qua, 01/05/2002 - 14h26 | Do Portal do Governo


Uma das opções culturais neste feriado na cidade na Capital é a exposição do pintor e escultor impressionista francês, Pierre-Auguste Renoir, que está em cartaz no Museu de Arte de São Paulo(Masp).

É a maior retrospectiva do artista no país. Com apoio da Secretaria da Cultura do Estado, foram trazidas uma série de obras de arte de várias instituições e museus como o D’Orsay (Paris); National Gallery (Washington); Metropolitan Museum (Nova Iorque); e Beaux Arts (Montréal-Canadá).

Mas o público também poderá apreciar telas de Renoir pertencentes ao próprio acervo do Masp e obras de seus artistas contemporâneos como Manet, Monet, Cézanne e Degas.

Renoir – (1841-1919)

Nascido em 1841, na cidade de Limoges, Renoir foi com sua modesta família para Paris em 1845. Desde pequeno já desenhava muito bem. Começou, aos 13 anos, pintando porcelanas e posteriomente tecidos. Em 1862 ingressou na Escola de Belas Artes.

Entre algumas de suas obras mais conhecidas estão Moulin de la Galette (1876, Musée d’Orsay, Paris); Les parapluies (1883, National Gallery, Londres); Déjeuner des canotiers (1881, Phillips Memorial Gallery, Washington) e Rosa e Azul – As meninas Cahen d’Anvers (1881, Museu de Arte de São Paulo).

Masp

Criado pelo jornalista Assis Chateaubriand e por Pietro Maria Bardi, o Museu de Arte de São Paulo reve sua atual sede, inaugurada em 1968. O projeto é da arquiteta Lina Bo Bardi.

O edifício é suspenso por dois enormes pórticos, que sustentam uma carga de 9,2 mil toneladas, resultando num vão livre de 74 metros. Ele é considerado um dos mais importantes acervos de arte européia da América Latina, possuindo obras de importantes mestres como Degas, Renoir, Modigliani e Bonnard, entre outros.

Visitação: De terça a domingo, das 11 às 18 horas
Bilheteria: Das 11 às 17 horas
Ingressos: R$ 10 (menores de 10 e maiores de 60 anos, grátis).
Acesso para portadores de deficiência.
Visitas monitoradas.

Local: Museu de Arte de São Paulo (Masp) – Avenida Paulista, 1.578, 2º andar, Bela Vista – São Paulo-SP.