Arte: Estação Tiradentes do Metrô expõe obras sacras do artista Dito Pituba

Os trabalhos do santeiro pertencem ao Museu de Arte de São Paulo (MASP)

seg, 22/03/2004 - 20h55 | Do Portal do Governo

Os usuários da estação Tiradentes do Metrô têm a oportunidade até 30 de maio, de ver gratuitamente no local a exposição de obras do artista popular paulista Dito Pituba, famoso por suas esculturas de santos. Os trabalhos do santeiro pertencem ao Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS), que está localizado próximo a essa estação da Linha 1-Azul(Jabaquara – Tucuruvi).

Os interessados em conhecer todo o acervo de arte sacra do MAS (rua Jorge Miranda, 43) terão um desconto de 75% no valor normal dos ingressos – que de R$ 4,00 sairão por R$ 1,00 – caso utilizem o Metrô como meio de transporte.

A promoção, fruto de parceria entre o Metrô e o MAS, possibilita que o usuário da estação Tiradentes receba o cupom de desconto, distribuído por monitores do Museu, após a passagem pela linha de bloqueios, de terça a domingo, das 11h às 19 horas, horário de funcionamento do MAS.

Santeiro Dito Pituba

Benedito Amaro de Oliveira, o Dito Pituba, morto em 1923, é considerado um dos grandes nomes brasileiros na arte popular sacra, por suas obras de escultura de santos.

O artista, que nasceu em 15 de janeiro de 1848 na cidade paulista de Santa Isabel, iniciou sua produção aos 22 anos, com imagens de diversos tamanhos, moldadas em barro queimado ou cru, na pequena olaria do pai.

Entre as curiosidades sobre Dito Pituba, um dos últimos santeiros populares paulistas, está o fato de raramente ter assinado e datado suas esculturas, pintadas com tintas que o próprio artista fabricava.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

C.A.