Arte: Estação José Bonifácio recebe exposição da Obra Social Dom Bosco

nd

qua, 05/03/2003 - 20h31 | Do Portal do Governo

Organizada por Padre Rosalvino, da Obra Social Dom Bosco, a exposição ‘Movimento pela PAZ na Zona Leste’, retorna à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A mostra ficará em cartaz a partir desta sexta-feira, dia 7 até 7 de abril, desta vez, na Estação José Bonifácio, localizada na Linha E (Brás-Estudantes), zona leste da Capital.

Essa exposição já chamou a atenção dos usuários da Estação Dom Bosco, também da Linha E, onde permaneceu de 10 de janeiro a 2 de março deste ano.

A mostra é resultado de um concurso de criação, de diversas modalidades, sobre o tema PAZ, realizado ao longo de 2002, pela Obra Social Dom Bosco, de Itaquera. Participaram alunos e professores de escolas da rede pública estadual (Lestes), municipal (NAE’s) e do Centro Profissionalizante mantido pela entidade, todos da zona leste.

Composta por oito banners de 2 de altura por 1,20m de largura, a exposição reúne desenhos, fotografias em preto e branco e colorida, textos de poesia e prosa. Além desses trabalhos, há também uma pesquisa sobre violência, desenvolvida por alunos e professores em 20 escolas e estações de trem da CPTM e Metrô da região.

Na etapa final do concurso, em novembro de 2002, os trabalhos foram selecionados por categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1a à 4a e 5a à 8a série, Ensino Médio, Corpo Docente e Educação de Adultos. A comissão julgadora do concurso buscou parcerias com editoras que irão fornecer livros direcionados a cada modalidade, como ferramenta de desenvolvimento pedagógico.