Arte: Esculturas no Jardim Botânico celebram a paz e a liberdade

Os visitantes terão entrada gratuita no dia da inauguração das esculturas

qui, 19/12/2002 - 20h54 | Do Portal do Governo

O Jardim Botânico de São Paulo inaugura no neste domingo, dia 22, às 16 horas, um conjunto de esculturas com a temática ‘À Paz e à Liberdade’, de autoria do artista plástico, arquiteto e urbanista Luiz Antônio Cesário.

São quatro esculturas, com cerca de dez metros de altura confeccionadas em aço, e o protótipo da quinta escultura, com três metros, que serão instaladas no Recanto dos Passuarés, ao lado da histórica nascente do Riacho do Ipiranga.

As esculturas representam elementos da natureza que o artista vincula com os princípios da democracia: o ar está relacionado à liberdade; a água, à integração dos povos; a terra, ao trabalho; e o fogo, aos ideais.

O protótipo da quinta escultura, em seu eixo central, apresentará movimentos aerodinâmicos captando a força dos ventos, representando a paz e a liberdade. Este conjunto de esculturas é o primeiro elemento arquitetônico integrado ao Jardim Botânico nos últimos 50 anos.

Simultaneamente ao evento, será aberta ao público a exposição de fotos ‘Foco Feminino’, da fotógrafa Simony Rêgo Barros.

O Jardim Botânico de São Paulo, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, está localizado à Avenida Miguel Stéfano, 3.031, na Água Funda. Os visitantes terão entrada gratuita no dia da inauguração das esculturas.