Arte: Escolas estaduais expõem projetos na 6ª Bienal Internacional de Arquitetura

Mostra será de 22 de outubro a 11 de dezembro, no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera

sex, 21/10/2005 - 15h00 | Do Portal do Governo

A educação paulista nos últimos cem anos tem sido referência na construção de prédios escolares. Um exemplo desse trabalho poderá ser constatado a partir deste sábado, dia 22, na 6ª Bienal Internacional de Arquitetura (BIA) cujo tema é ‘Viver na Cidade – Realidade, Arquitetura e Utopia’, sob curadoria de Pedro Cury e Gilberto Belezza, no estande do Governo do Estado.

Serão expostos em painéis os projetos arquitetônicos de obras concluídas e outras em fase de construção em estrutura pré-moldada de concreto e metálica. Uma inovação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) – órgão executor da Secretaria de Educação – na utilização destas tecnologias da construção civil na rede estadual de ensino.

‘A adoção da estrutura pré-moldada de concreto, e em número restrito, de estrutura metálica, tem por objetivo garantir a melhoria da qualidade da obra, bem como os prazos de sua viabilização. Em função do volume expressivo de construções de escolas públicas estaduais, é de fundamental importância da participação da FDE neste evento’, explica o diretor-executivo da FDE, Miguel Haddad.

De acordo com o Diretor de Obras e Serviços da FDE, o arquiteto Jaderson Spina, ‘esse sistema construtivo, que se caracteriza pela solidarização das peças in loco, garante melhor qualidade, maior durabilidade e, conseqüentemente, menor manutenção’.

Outro diferencial destes prédios encontra-se na incorporação ao espaço de vivência da quadra de esportes coberta, o que além de gerar uma mudança significativa nos projetos arquitetônicos, amplia as funções do prédio, dá novo valor ao espaço e incentiva a maior participação da comunidade na escola.

‘O prédio escolar é um dos únicos equipamentos públicos disponíveis na periferia de nossas áreas metropolitanas e se sobressai por sua escala na imensidão formada por autoconstruções e por conjuntos habitacionais. É inegável a contribuição dos arquitetos para dar uma identidade a essa produção, que se distingue pela qualidade espacial proposta, pelo arrojo e modernidade expressos’, analisa a gerente de Planejamento e Projetos da FDE, a arquiteta Avany Ferreira.

No total, 82 prédios escolares foram projetados neste sistema desde meados de 2003. Destes, 16 estão finalizados, 24 estão em fase de execução e os demais em diferentes etapas de viabilização.

SERVIÇO
6ª Bienal Internacional de Arquitetura – Estande do Governo do Estado
Pavilhão da Bienal – Parque do Ibirapuera
De 22 de outubro a 11 de dezembro
Horário: de terça a quinta-feira, das 12 às 22 horas; sextas, sábados e domingos, das 10 às 22 horas
Entrada: R$ 12,00 (crianças até 6 anos não pagam. Estudantes, crianças de 7 a 12 anos e maiores de 65 anos pagam meia).

Assessoria de imprensa da FDE

J.C.