Arte: CPTM irá ceder muros para trabalhos de grafitagem

O espaço fica na zona leste, em frente à Universidade Cidade de São Paulo

seg, 27/08/2001 - 18h50 | Do Portal do Governo

Cerca de 100 metros de muros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM – localizados na zona leste vão ser usados, no próximo dia 1º de setembro, para um trabalho de grafitagem de oito artistas conhecidos deste segmento.

O projeto faz parte da exposição e workshop de grafitagem ‘Stencil Art na Contemporaneidade’, que está sendo desenvolvido pela Universidade Cidade de São Paulo – Unicid – desde o dia 15 de agosto. O muro fica em frente ao prédio da universidade, na rua Cesário Galeno, 475, Tatuapé, perto da Estação Carrão do Metrô.

Empresa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, a CPTM participa do projeto dentro de seu programa de atividades culturais, desenvolvido em algumas estações e áreas próprias.

A grafitagem vai embelezar um pequeno espaço da ferrovia com a moderna arte brasileira e servirá de incentivo para a grafitagem de outros trechos ao longo da ferrovia.

O workshop ‘Stencial Art na Contemporaneidade’ é uma homenagem da Unicid ao artista plástico paulistano Alex Vallauri, já falecido, que levou para as ruas de São Paulo, nos anos 70, a técnica de reprodução conhecida como ‘Stencil Art’, utilizada nos anos 30 pelos artistas plásticos da Escola de Paris.

Ficaram famosas as suas silhuetas de uma só cor, geralmente preta, que representavam uma figura de mulher. Ainda hoje é possível encontrar essas figuras em alguns muros da cidade.