Arte: CPTM doa escultura à Assembléia Legislativa do Estado

Obra de arte foi uma das atrações da mostra 'Bienal 50 Anos - Uma Homenagem a Ciccillo Matarazzo'

sex, 28/09/2001 - 13h10 | Do Portal do Governo

A escultura “Trilhos Urbanos”, dos arquitetos paulistanos José Magalhães Jr. e José Francisco Xavier, será doada à Assembléia Legislativa do Estado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), empresa da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos.

A obra de arte, que foi uma das atrações da mostra “Bienal 50 Anos – Uma Homenagem a Ciccillo Matarazzo”, reproduz um trecho de 36 metros de estrada de ferro e pesa 20 toneladas.

De intenso apelo visual, “Trilhos Urbanos” mostra uma ferrovia cujo trecho final se eleva da terra, mergulhando dentro da noite.

A escultura é composta de 60 dormentes de concreto monobloco, 60 metros de trilhos TR-57, 120 fixações elásticas e 20 metros cúbicos de brita. Todos esses materiais foram doados pela CPTM aos arquitetos.

A montagem da escultura começará nesta segunda-feira, dia 1º, no jardim da Assembléia Legislativa, localizado ao lado da rampa principal do edifício. Ela será executada por técnicos da CPTM e terá a supervisão dos arquitetos. A cerimônia oficial de doação da obra está prevista para o final deste ano.