Arte: Confira as exposições de fevereiro no Metrô

Ao todo serão apresentadas exposições nas estações

seg, 03/02/2003 - 19h48 | Do Portal do Governo

Os usuários do Metrô paulistano podem conferir neste mês de fevereiro, sete exposições em algumas estações do sistema. Na estação Liberdade, linha 1- Azul, que liga o Jabaquara ao Tucuruvi, é possível apreciar a ‘Vitrine de Ikebana’, com sua arte floral milenar, demonstrando o equilíbrio e a beleza.

Para os que circulam pela avenida Paulista, a linha 2 – Verde, que liga a região de Ana Rosa à Vila Madalena, oferece duas opções. A estação Trianon-Masp expõe gravuras do artista plástico Manabu Mabe, que sagrou-se como o mais importante pintor nipo-brasileiro nas décadas de 50 a 90, alcançando renome internacional.

Na estação Vila Madalena é possível ver o trabalho de Regina Rennó, intitulado ‘Passageiros da Ilusão’, que retrata personagens do cotidiano das grandes cidades, levando à reflexão sobre a solidão humana e a postura individualista do homem atual.

Na linha 3 – Vermelha, que liga Itaquera à Barra Funda, a estação Santa Cecília tem o trabalho de Cecília Borelli -‘Terra, Terra, Terás’, que consiste em figuras esculpidas em barro, revestidas com papel e tecidos tingidos com pigmentos de terras brasileiras, representando os guardiões dos tesouros da ‘Terra’, procurando promover a paz entre os povos.

A estação República apresenta o resultado do trabalho intitulado ‘Tribos Urbanas’. Máquinas descartáveis foram distribuídas a diversos grupos urbanos, que fotografaram seus universos gerando imagens selecionadas para compor os painéis que ilustram a mostra.

A mais antiga das loterias completou 40 anos no ano de 2002. Por essa razão, a estação Tatuapé apresenta a trajetória dos 40 anos de Loteria Federal que ao longo desses anos conquistou fiéis apostadores e constituiu-se em importante fonte de recursos para programas sociais e assistenciais do Governo Federal.

Já a estação Itaquera apresenta o resultado do concurso promovido pelo E.P.S. Obra Social Dom Bosco. A exposição ‘Zona Leste – Na Luta Pela Paz: Ontem, Hoje e Sempre’ é composta por desenhos, fotografias, poesias e prosa.

C.A