Arte: Confira as atrações na Pinacoteca do Estado

nd

qua, 30/01/2002 - 12h17 | Do Portal do Governo

A Pinacoteca do Estado de São Paulo está com novas exposições em cartaz. Entre os destaques está a mostra ‘Metrópolis’, de curadoria de Tadeu Chiarelli. São cerca de 40 painéis, pinturas e esculturas que fizeram parte do cenário do programa da TV Cultura ao longo desses anos.

Os visitantes também têm a oportunidade de conhecer o carnaval paulistano sob a ótica do fotógrafo Sérgio Bertoni.

Outra atração é a mostra ‘Sagração do Marfim’, com a coleção do Museu Histórico Nacional (RJ), com cerca de 200 esculturas; além de gravuras e pinturas de inspiração religiosa do mineiro Edemar de Almeida.

Mas as atrações da Pinacoteca não se resumem às mostras temporárias. Fundada em 1905, a Pinacoteca mantém expressivo acervo permanente da arte brasileira, principalmente do século XIX, além de preciosidades do modernismo. Os visitantes podem apreciar cerca de quatro mil peças, que incluem obras de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Anita Malfati, Cândido Portinari e Brecheret.

A Pinacoteca do Estado fica na Praça da Luz, nº 2, na região central de São Paulo. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10 às 17 horas. Os ingressos custam R$ 5,00 para adultos. Estudantes pagam apenas R$ 2,00. Pessoas com mais de 65 anos e menores de 7 não pagam. Às quintas-feiras a entrada é franca para todos.