Arte: Cinema Paulista Pós-Retomada será apresentado no MIS

Apresentação será na próxima terça-feira, dia 18

ter, 11/05/2004 - 19h45 | Do Portal do Governo

O quarto encontro da série Barômetro – evento voltado ao debate de idéias realizado pelo Museu da Imagem e do Som (Av Europa 158, Jardins, São Paulo, entrada franca) – será realizado na próxima terça-feira, dia 18, às 20 horas e trata das conseqüências que a retomada do cinema nacional, iniciada em meados de 1990, trouxe para o cinema dos dias atuais, com enfoque especial no cinema paulista.

Intitulado ‘Cinema Paulista Pós-Retomada’, o encontro tem como convidado o jornalista e crítico de cinema Luiz Zanin Oricchio.

Oricchio é editor do suplemento Cultura do jornal ‘O Estado de S. Paulo’. Estudou filosofia e psicologia na Universidade de São Paulo, onde defendeu tese sobre psicanálise. Colaborou e teve artigos publicados em diversos jornais e revistas, como o caderno Idéias do Jornal do Brasil, Revista Cinema, Revista Imagens, Revista da Editora Vozes, etc.

Cobriu como repórter especializado diversos festivais de cinema no Brasil e no mundo, atividade que continua exercendo. Fez parte de júris em festivais e em concursos de roteiros, como os da Secretaria e Cultura do Estado e da Petrobrás. Escreveu diversos verbetes para a Enciclopédia do Cinema Brasileiro (de Fernão Ramos e Luiz Felipe Miranda). Escreveu um ensaio intitulado The ‘Sertao’ in the Brazilian Cinema in the End of the Millenium, para o livro The New Brazilian Cinema, organizado pela crítica e professora Lúcia Nagib e editado na Inglaterra. Autor de ‘Cinema de Novo – Um Balanço Crítico da Retomada’, pela Editora Estação Liberdade (2003).

Em suas edições anteriores, Barômetro já discutiu legado de Adorno e o impacto dos atentados de 11/09/2001, comentado pelo sociólogo e membro do Conselho Editorial da Folha Marcelo Coelho. Em seguida, foi a vez da recente explosão dos blogs na Internet e as conseqüentes discussões que essa ‘cultura’ vem alimentando, com a palestra Dos Webblogs aos Fotoblogs, a Publicação da Intimidade, pelo filósofo e engenheiro, Rogério da Costa e terceiro encontro da série teve como tema ‘2003 Segundo Marcelo Tas e Sua Comunidade Eletrônica’, por Marcelo Tas.

Assessoria de imprensa do Museu da Imagem e do Som
C.A.